Líderes de liberdade religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia reuniram-se esta semana com o embaixador húngaro nos Estados Unidos num esforço para ajudar as autoridades desse país a compreender melhor os efeitos potenciais de um cancelamento iminente de registro de Igrejas.
A Lei de Igrejas, que deve entrar em vigência em 1o. de janeiro, cancelaria o registro de todas as denominações religiosas, menos 14 na Hungria, incluindo a Igreja Adventista. Também poderia afetar potencialmente o seminário teológico da Igreja.
O embaixador da Hungria nos Estados Unidos, Szapary Gyorgy, reuniu-se com oficiais do departamento de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da Igreja Adventista em 12 de dezembro na embaixada húngara em Washington, DC. Embora a lei ainda esteja para ser definida para implementação, os representantes adventistas mais tarde descreveram a reunião como "cordial" e "produtiva".
"Expressamos nossas profundas preocupações ao embaixador Szapary sobre a aprovação da recente Lei de Igrejas na Hungria" e do seu impacto, não apenas sobre a Igreja Adventista, mas muitas outras religiões minoritárias também", disse Dwayne Leslie, diretor assuntos legislativos da denominação. Leslie representou a Igreja Adventista na reunião juntamente com Ganoune Diop, representante da Igreja junto às Nações Unidas.
Diop e Leslie apresentaram ao embaixador uma visão geral da denominação internacional e da história e alcance da presença adventista na Hungria. Também explicaram o impacto potencial sobre o Seminário Teológico Adventista em Pécel, perto de Budapeste, que serve a 66 alunos. Oficiais educacionais adventistas haviam anteriormente dito que o seminário é fundamental para proporcionar educação teológica e aconselhamento em idioma e contexto cultural húngaro. "Embora seja pequeno, o seminário atende às necessidades da Igreja na Hungria para pastores e teólogos, assim como para conselheiros sobre estilo de vida e vida familiar", disse Mike Lekic, um diretor-associado de Educação da Igreja Adventista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário