Mairi Gospel

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Expocristã 2012: saiba mais sobre a edição e a história do evento.

            Expocristã: saiba mais sobre a edição 2012 e a história do evento

A Expocristã, feira de negócios que reúne gravadoras e artistas do meio gospel brasileiro, tornou-se um evento aguardado durante todo o ano para consumidores e músicos, que buscam novidades no mercado de produtos voltados à fé.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelNo lançamento da edição 2012, em Dezembro de 2011, foi realizado um fórum de debate com especialistas no mercado gospel, que discutiram o crescimento dos últimos anos e as projeções para os próximos anos. Houve também uma cerimônia, com uma palestra do pastor Eli Fernandes, da Igreja Batista da Liberdade e representante do Ame Brasil, que destacou a importância de eventos como a Expocristã para o crescimento da igreja: “É importante a presença de profissionais e empresas que façam e ampliem o relacionamento de evangelização utilizando as mídias e meios de comunicação”, destacou o pastor, segundo informações da organização.

Produtos e Serviços

Entre os expositores existem empresas ligadas às mais diversas áreas que atingem o cotidiano de uma igreja, com fornecedores específicos para cada área, o que mostra o tamanho da profissionalização do meio.
Entre os produtos e serviços, encontra-se por exemplo, especialistas em engenharia de áudio, fabricantes de instrumentos, designers de acessórios para cultos, como púlpitos, cadeiras, projetores e material para celebração da Santa Ceia. Os produtos voltados às igrejas são diversos, com estandes de gráficas que oferecem personalização de envelopes de dízimos e ofertas e folhetos de evangelismo, além de fornecedores de camisetas personalizadas.

Moda

A moda evangélica pentecostal também tem espaço, com grifes anunciando os principais modelos da temporada para fiéis que desejam um figurino que não transgrida a doutrina rígida de algumas denominações. Esse setor da indústria têxtil vem atraindo empresários do ramo, com perspectivas de crescimento e certeza de consumo constante.

Publicações

Editoras passaram a programar o lançamento de grandes publicações para a época do evento, e os estandes estão sempre repletos de publicações das mais variadas linhas editoriais e correntes teológicas, com vendas e promoções. Há também distribuidoras de filmes e documentários cristãos que aproveitam o espaço para popularizar seus produtos.

Música Gospel

Artistas independentes também aproveitam o espaço e distribuem gratuitamente cópias de seus trabalhos, e tentam, contatos com diretores de grandes gravadoras do meio gospel, que circulam entre os visitantes das feiras, assistindo a apresentações de artistas no palco principal do centro de exposições. Emissoras de rádio voltadas ao público evangélico montam estúdios, de onde transmitem boa parte de sua programação, além de realizarem entrevistas com pastores e artistas presentes.
Durante o fórum de debates realizado durante o lançamento da Expocristã 2012, Alessandro Tostes, diretor da Novo Tempo, contrapôs ao crescimento atual a necessidade de primar pela qualidade para evitar uma possível decadência no futuro: “A música precisa ter conteúdo e conceito cristão e não virar entretenimento, pois o dia que isso acontecer o reino acaba”.

Crescimento

Nos dez anos anteriores, a Expocristã foi palco e testemunho do grande crescimento da indústria fonográfica no meio gospel, que atualmente, atrai investimentos de empresas ligadas ao ramo, como a Som Livre, empresa das Organizações Globo e da Sony Music, que tem dedicado uma divisão inteira da companhia para o mercado gospel brasileiro. Para os próximos anos, a perspectiva é de contínuo crescimento, pois as projeções demográficas apontam para um aumento da população evangélica no Brasil, além das perspectivas de crescimento da economia do país como um todo.

Edição 2012

Em 2012, o evento será organizado novamente no Parque de Exposições do Anhembi, centro de eventos considerado dos mais modernos da América Latina. O local de exposição fica ao lado do Sambódromo e do circuito de rua que recebe a edição brasileira da Fórmula Indy. O local é de fácil acesso para quem vai de carro, ônibus ou metrô.
A organização do evento já divulgou as datas em que a feira será realizada esse ano: entre os dias 25 e 30 de Setembro de 2012, milhares de pessoas de todo o Brasil visitarão a Expocristã, em busca de novidades ligadas ao mercado da gospel.


Redação Gospel+