Mairi Gospel

terça-feira, 19 de abril de 2011

Silas Malafaia consegue horário em afiliadas do SBT

Silas Malafaia consegue horário em afiliadas do SBT
Enquanto Silvio Santos mantêm a decisão de não alugar horários na grade de programação do SBT para igrejas, o pastor Silas Malafaia fura o bloqueio negociando com as redes afiliadas.
Malafaia já adquiriu horário na afiliada do SBT em Santa Catarina e agora está negociando com  retransmissoras paranaenses onde conta com o apoio do apresentador Ratinho, que atua como seu interlocutor. Ratinho é dono de quatro emissoras de TV no Paraná.

Música de Davi Sacer e do grupo Artpella no Fantástico

Música de Davi Sacer e do grupo Artpella no Fantástico
Deus do Impossível de Davi Sacer foi a música pedida por Magno Alves atacante do Atlético de Minas Gerais, o  jogador fez 3 gols dos 7 marcados pelo time e teve direito de pedir sua música no quadro artilheiros musicais do programa Fantástico.
Wellington do Figueirense também marcou 3 gols e pediu o louvor “Na mão de Deus” do grupo Artpella. O programa da Rede Globo  mostra todo domingos os jogadores que  fizeram gols na rodada e eles escolhem uma música como trilha sonora do reprise desses momentos.

A necessidade da vida

A necessidade da vida
Certa ocasião um judeu nascido em Belém começou a pregar sobre o reino de Deus e a selecionar discípulos para um importante ministério. Lógico que você sabe que estou falando de Jesus. Este homem havia crescido em um ambiente duro. A Judéia estava vivendo sobre o domínio de um Império tirano e cruel, o Império romano. A condição social era deplorável, agravada ainda mais pela coleta de altíssimos impostos imputada pelo Imperador. O ambiente não era dos mais tranqüilos. O povo judeu já não agüentava mais o “silencio” de Deus. Quatrocentos anos sem qualquer tipo de palavra profética. Este era o contexto mais amplo da vida de Jesus.
Nascido na plenitude dos tempos, como disse o Apóstolo Paulo aos Gálatas (v. 4.4). Jesus estava pronto para o início de um ministério que mudaria a história de toda a humanidade. Seu primeiro grande sermão foi proclamado em um monte:
“Vendo Jesus as multidões, subiu a um monte e assentou-se. Aproximaram-se dele os seus discípulos, e ele começou a ensiná-los, dizendo: Felizes os humildes de espírito (…) Felizes os que choram (…) Felizes os mansos (…) Felizes os que têm fome e sede de justiça (…) Felizes os misericordiosos (…) Felizes os puros de coração (…) Felizes os pacificadores (…) Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça (…) Felizes sois vós (…) Regozijai-vos e alegrai-vos (…)” Mt 5.1-12
Creio que algumas pessoas quando ouviram este discurso simplesmente se levantaram, fizeram algum gesto de desaprovação, viraram as costas e foram embora. Outras talvez não tiveram tanta educação. “Absurdo!” Poderia ter gritado algum Fariseu mais fanático do meio da multidão. “Louco!” “Maluco!” Ah, com certeza muitos deveriam ter pensando. Jesus estava diante de uma multidão que sonhava e esperava por um profeta há anos. Ele estava pregando para uma comunidade que já não suportava mais o fardo dos constantes abusos e humilhações patrocinadas por Roma.

A grande revolução espiritual

A grande revolução espiritual
Posso afirmar que a Reforma Protestante foi uma Revolução Espiritual que ocorreu no início do século XVI d.C (1517 a 1545). Esta revolução foi causada por diversos motivos: econômicos, políticos, geográficos, sociais e tantos outros, mas o principal foi o clamor pela volta da Igreja à pureza original do cristianismo do Novo Testamento.
Por incrível que pareça, muitas pessoas em nossos dias nunca ouviram falar da Reforma Protestante, outras até já ouviram falar ou leram em algum livro de história secular. No entanto, você saberia dizer qual foi a real importância desta Revolução Espiritual no passado e em nossas vidas hoje?
Uma das grandes heranças que tivemos com este movimento foi à liberdade de interpretação da Bíblia. Antes somente sacerdotes Católicos (padres, bispos, arcebispos) tinham acesso as Escrituras. O povo vivia aprisionado intelectualmente sem o direito de questionar e agir pela sua própria vontade. Era um tempo de completa escravidão espiritual. Hoje somos livres para ler e interpretar a Bíblia, somos livres para adorar ao Senhor de acordo com a vontade do Espírito de Deus.
A Reforma não aconteceu sozinha, ela foi conseqüência da ousadia de homens que não se conformaram com a miséria espiritual patrocinada pela Igreja Romana. Os reformadores buscaram desenvolver uma teologia baseada nos ensinamentos de Jesus, e isto somente poderia acontecer se a Bíblia novamente tornasse a ser a máxima autoridade da Igreja, coisa que não acontecia mais naquela época.
“Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra” (II Tm 3.16,17).

O professor e os meninos da Escola dominical

O professor e os meninos da Escola dominical – Ilustração
No começo deste século, num domingo de manhã um homem estava passando na rua e viu quatro meninos. Pelo jeito deles o homem tinha a impressão que logo eles acabariam em confusão. Então, ele os convidou para irem à igreja com ele. Mas, quando ele chegou na igreja, descobriu que não havia aula para adolescentes na sua igreja.
Então, ele começou uma aula para adolescentes. Durante quatro anos ele ensinou aqueles jovens tudo que ele sabia. Ele não era um professor excepcional, mas ele ensinou tudo que sabia. Toda semana ele se encontrou com aqueles jovens rapazes e eles chamaram seus amigos. No final daqueles quatro anos havia um bom grupo.
Com tempo os quatro seguiram seus próprios caminhos da vida e o homem também. Ele nunca mais ouviu falar dos quatro. Passou-se trinta e dois anos.
No dia de seu aniversário 32 anos depois ele recebeu quatro cartas. Um dos homens havia coordenado o contato e cada um havia escrito para ele para falar do que estava fazendo. Uma carta veio de um missionário na China. Outra carta veio do secretário de Comércio do governo federal dos Estados Unidos. A terceira carta era do assistente do então presidente dos EUA, Herbert Hoover. E a quarta carta era do próprio presidente dos EUA.
Será que no final daqueles quatro anos aquele professor tinha idéia do futuro de seus alunos? Você sabe do futuro de seus alunos? Qualquer trabalho feito no Reino tem possibilidades que ninguém pode medir. Você nunca sabe o quanto um de seus alunos está ligado em você, em cada palavra, cada ação, cada atitude. Cada momento com você é um momento especial para ele que ele talvez nunca esqueça.
É interessante saber que o apóstolo João podia décadas depois lembrar a hora em que ele conheceu Jesus. Foi mais ou menos às quatro horas da tarde (João 1:39). Tão marcante foi aquele encontro que ele nunca esqueceu.

Brasileiros escrevem o livro de Êxodo a mão

Brasileiros escrevem o livro de Êxodo a mão
Na última quarta-feira a Sociedade Bíblica do Brasil iniciou em Porto Feliz (SP) o projeto Bíblia Manuscrita, que trata de reescrever versículos da Palavra de Deus copiados individualmente a mão por autoridades eclesiásticas, políticas e pela população em geral.
O projeto está produzindo 29 exemplares das Sagradas Escrituras copiados por brasileiros de todos os estados e visa valorizar, preservar e transmitir a cultura bíblica no país. Outro motivo para o projeto é o de angariar fundos para ampliar a impressão de Bíblias em Braile, método de escrita e leitura tátil para deficientes visuais.
O pastor Cícero José, um dos representantes da SBB no estado, cada scriptorium ficou responsável por um livro da Bíblia e cada pessoa pode escrever até dois versículos, no máximo. A sugestão é que os novos copistas doem ao menos R$ 1 por versículo para que possam ajudar na inclusão dos deficientes visuais.
Em Porto Feliz, o Conselho de Pastores é responsável por escrever o livro de êxodo, dos capítulos 35 a 40, totalizando 214 versículos. O prefeito escreveu o primeiro versículo. Os capítulos escritos na cidade serão reunidos aos demais capítulos bíblicos feitos no estado de São Paulo.
Segundo pastor cada exemplar de uma Bíblia Manuscrita terá cinco a seis volumes e um deles ficará disponível para consulta na Biblioteca Pública estadual, próximo ao Parque 13 de Maio.
A estimativa do projeto é atingir cerca de 900 mil pessoas no país inteiro

Bíblica do Brasil deseja faturar 1 milhão de dólares até o final do ano

Bíblica do Brasil deseja faturar 1 milhão de dólares até o final do ano
A Bíblica do Brasil chamou a atenção do CEO mundial da Bíblica, o britânico Keith Danby, que veio ao país para conhecer de perto o publicitário Mario Barbosa que conseguiu acabar com a dívida de mais de 500 mil dólares da subsidiária brasileira, trazendo-a ao ponto de equilíbrio – e com a perspectiva de faturar 1 milhão de dólares neste ano.
Só no ano passado, a Bíblica Brasil vendeu mais de 800 mil cópias do livro sagrado, chegando a quase 10% dos 9 milhões de Bíblias distribuídas no Brasil. Também em 2010 o grupo conseguiu se reerguer e sair do vermelho.
A BB é responsável pela tradução e vendas de Bíblias que custam a partir de 16 reais por unidade – as versões mais bem trabalhadas, com capa especial, chegam a custar 38 reais cada. O portfólio não se esgota na edição tradicional – Novos Testamentos, DVDs e audiobooks também fazem parte do acervo.
A história da Bíblica no Brasil começou 16 anos atrás, quando a Sociedade Biblica Internacional – fundada em 1809, em Nova York – decidiu estabelecer operações no país para iniciar um esforço de tradução da Bíblia diretamente das línguas originais para o português.
O trabalho consumiu nada menos que 10 anos para ser completado. Cerca de 24 profissionais, entre tradutores e revisores, se envolveram na árdua tarefa de passar os textos das línguas originais – o hebraico, o aramaico e o grego – para o português.
“Desde 2004, quando assumi, venho trabalhando para equilibrar as contas. No ano passado finalmente saímos do vermelho. Agora estamos decolando”, conta Barbosa. O objetivo é aumentar ainda mais as vendas em 2011, chegando a 1,2 milhão de Bíblias distribuídas.

Justiça libera o Dia da Oração nos Estados Unidos

Justiça libera o Dia da Oração nos Estados Unidos
Evangélicos norte-americanos consideram uma vitória a decisão judicial movida pelo presidente Barack Obama e seu secretario de imprensa, Robert Gibs, que derrubou a decisão anterior que impedia a proclamação oficial do Dia Nacional da Oração que este ano será comemorado no dia 5 de maio.
A data é comemorada todos os anos na primeira quinta-feira do mês de maio e foi oi oficializada por uma lei federal e, desde 1952, tem sido reconhecida pelos presidentes norte-americanos, começando com Harry Truman. Recentemente a lei foi questionada (e derrubada em primeira instância) pela organização Freedom From Religion Foundation (algo como Fundação para Ficar Livre da Religião) e outras entidades.
Este ano o tema do Dia Nacional de Oração será “Castelo Forte é Nosso Deus”, baseado no Salmo 91:2: “Direi do Senhor, Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, meu Deus, em quem confio.”

Última Ceia ocorreu numa quarta e não numa quinta, diz pesquisador

Última Ceia ocorreu numa quarta e não numa quinta, diz pesquisador
O professor Colin Humphreys da Universidade de Cambridge está lançando um livro onde ele afirma que a Última Ceia teria acontecido na quarta-feira anterior à crucificação, segundo informações do  The Daily Telegraph.
Baseado em dados históricos, bíblicos e astronômicos o professor está lançando “The Mistery of the Last Supper” (O Mistério da Última Ceia, em livre tradução) onde ele explica como descobriu o dia exato que Jesus teria repartido o pão pela última vez com seus discípulos.
Muitos pesquisadores questionavam sobre esse assunto sem chegar a uma conclusão por causas de uma aparente inconsistência bíblica. Os livros de Mateus, Marcos e Lucas afirmavam que a Última Ceia coincidiu com o início da Páscoa judaica. Enquanto que o livro de João sustentava que havia ocorrido anteriormente.
Para desfazer essa confusão o professor Humphreys acredita que Jesus, junto com Mateus, Marcos e Lucas, teriam utilizado um calendário diferente do de João. Por esta hipótese, Jesus ateve-se a um velho calendário judeu ao invés de utilizar o calendário lunar oficial que naquela época já estava difundido.
Sendo assim, o Jantar da Páscoa – a Última Ceia – teria sido realizado na quarta-feira, o que explica a existência de muitas atividades entre esse evento e a crucificação. Assim, a detenção, o interrogatório e o julgamento aos quais foi submetido Jesus não ocorreram no espaço de uma só noite

Perseguição: Autoridades chinesas prendem pastor em Pequim

Perseguição: Autoridades chinesas prendem pastor em Pequim
No último sábado, 16, a polícia prendeu o pastor de uma das maiores igrejas não registradas em Pequim, Jin Tianming, que fundou a Igreja Shouwang na década de 1990 e colocou muitos congregados sob prisão domiciliar por tentarem realizar um culto ao ar livre.
De acordo com um grupo e direitos humanos centrado na luta pela liberdade religiosa na China, na semana passada ele e centenas de membros da igreja foram presos e depois liberados quando tentaram realizar o culto de adoração de domingo em um local ao ar livre.
Líderes da Igreja Shouwang têm repetidamente afirmado que a reunião ao ar livre é politicamente motivada. Eles afirmam que os seus membros são forçados a adorar ao ar livre porque o governo chinês impediu senhorios de cederem qualquer espaço para igrejas.
“Pedimos ao governo chinês para exercer moderação e se abster de recorrer à violência que contribui para a escalada do conflito com os pacíficos adoradores de Shouwang, que não pedem nada mais do que simplesmente exercer o seu direito à liberdade religiosa”, disse o fundador presidente da China Aid, Bob Fu.
Na China, as igrejas protestantes devem se registrar na Tríplice Autonomia do Movimento Patriótico, que supervisiona as igrejas e o Conselho Cristão da China para operar legalmente. Este, no entanto, é um órgão do governo que coloca a submissão à autoridade do Estado no mesmo nível (se não superior) a submissão à autoridade de Cristo. Por isso, muitas igrejas se recusam a se registrarem. Eles argumentam: “Cristo é o cabeça da igreja, não o governo”. Também há um temor de que a regulação do governo controle o conteúdo do sermão, caso a igreja se registre.

Teólogos se reúnem em Chicago para debater o universalismo de Rob Bell

Teólogos se reúnem em Chicago para debater o universalismo de Rob Bell
Teólogos reformados se reúnem em Chicago em uma conferência para debater o universalismo. A conversa aconteceu na quinta-feira, foi seguida por um painel de discussão sobre o recém-lançado “Love Wins” (O amor vence): Um livro sobre céu, inferno, e o destino de cada pessoa que já viveu. Nele, Rob Bell, que é pastor da Mars Hill Bible Church, em Grandville, Michigan, combate a noção de pessoas sendo torturadas no inferno por toda a eternidade.
Para o professor da pesquisa do Novo Testamento na Trinity Evangelical Divinity School em Deerfield, Ilinóis, Don Carson, essa visão universalista está diminuindo a santidade de Deus, banalizando a cruz e distorcendo as verdades bíblicas.
“Sim, Deus é amor, mas a Bíblia fala do amor de Deus de formas diferentes e o que os universalistas fazem é absolutizar um aspecto dele – a saber, que Deus ama a todos da mesma maneira”, disse Carson.
Juntamente com Carson em um curto painel de discussão, o pastor da Geórgia, Crawford Loritts descreve as tentativas de escolher os atributos únicos de Deus como Deus prostituto. “Deus não precisa de um publicitário ou um agente ou uma empresa de relações públicas,” acrescentou. “Deus não está sentado em torno imaginando se pessoas gostam dele.”
O renomado teólogo Tim Keller também rejeitou as tentativas de elevar um atributo de Deus sobre o outro. “Na cruz, todos os atributos de Deus vencem,” ressaltou.
Em última análise, reduzir a ira de Deus afeta os pontos de vista sobre a expiação e a santidade. “Não acho que você vê o espetacular amor de Deus até ver a espetacular santidade de Deus. Se você diminuir um, inevitavelmente diminuirá o outro,” enfatizou Carson.
O debate aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril e antes de enviar os pastores de volta a suas Igrejas locais e seminários, Carson deixou claro que os riscos são altos quando se trata de obter o direito sobre a salvação, céu e inferno, porque uma que vez a decisão é feita nesta vida, as consequências são eternas.

Raio atinge Igreja Batista durante o culto em Pernambuco

Raio atinge Igreja Batista durante o culto em Pernambuco
O pastor José Xavier Câmara Filho, da Igreja Batista dos Remédios contou que um raio atingiu o templo durante o culto realizado na manhã deste domingo, 17, e chegou a danificar o teto. A igreja está localizada no bairro de Afogados em Recife (PE) e no momento tinha cerca de 200 pessoas no local, mas não houve feridos.
Em entrevista ao G1 o pastor afirma que por volta das 11h estava chovendo muito e ele percebeu uma luminosidade diferente. “Achei que tudo ali ia desmoronar”, diz o pastor que está à frente do ministério há quase 30 anos e nunca presenciou algo parecido.
As informações são de que a estrutura do prédio não foi prejudicada, mas mesmo assim os cultos estão suspensos pelo menos até esta quarta-feira, 20, para reparos dos danos no telhado da igreja. Na ocasião nem o Corpo de Bombeiros, nem a Defesa Civil foram acionados.
Na quinta-feira (14), um para-raios havia sido instalado na igreja. “Foi por Deus que instalamos o para-raios”, disse o pastor.

Ensinamentos bíblicos ajudam rede de fast food a aumentar as vendas

Ensinamentos bíblicos ajudam rede de fast food a aumentar as vendas
O diretor executivo da rede de fast food Chick-fil-A, Dan Cathy, atribuiu o aumento das vendas na cadeia de lojas à sabedoria encontrada nos ensinamentos de Jesus. Ele aponta que os capítulos de Mateus 5,6 e 7, o Sermão da Montanha, é um sermão sobre como operar um restaurante e como lidar com clientes insatisfeitos.
A declaração foi dada durante a Reunião da Cúpula de Imaginação da Biola University nos Estados Unidos. “Jesus ensinou seus seguidores a andar uma milha extra, para dar a outra face quando alguém lhe golpeia, e para pagar alguém que te machuca com bondade,” disse o líder empresarial cristão.
É seguindo esses ensinamentos que os funcionários da rede estão melhorando o atendimento ao cliente. Agora os trabalhares da Chick-fil-A vão até as mesas oferecer aos hóspedes a pimenta fresca para a sua salada, retirando as cadeiras para clientes do sexo feminino, usando uma linguagem mais educada e agradável, e levando as refeições ordenadas às mesas das pessoas.
Há também flores frescas nas mesas e alguns locais oferecem aos proprietários de animais de estimação nuggets de frango para seus cães. Os proprietários têm dito aos funcionários das lojas que agora seus cães ficam doidos quando vêem um logo da Chick-fil-A.
De acordo com Cathy esse novo modelo de atendimento teve “um efeito profundo” sobre o negócio, resultando em um aumento de dois dígitos nas vendas nos últimos 48 meses apesar de uma das piores economias na história dos EUA.
Em sua palestra intitulada de “Alta Tecnologia para Alto Toque ao Cliente,” o dono da rede ensinou que para serem bem-sucedidas as empresas precisam investir em alta tecnologia e no alto nível de atendimento pessoal.

Homem pega fogo dentro de sex shop, pastor afirma ser resposta de suas orações

Homem pega fogo dentro de sex shop, pastor afirma ser resposta de suas orações
Um homem estava em um sex shop no bairro de Tenderloin, em San Franscio (EUA), na última quarta-feira, quando entrou em combustão espontânea. Não há como explicar de onde vieram as chamas que queimaram 90% desse homem, mas o pastor  Roger Huang, que dirige a missão City Impact, para resgate de drogados, prostitutas e mendigos do bairro diz que esse incidente é resposta de suas orações.
“Eu não sei se você acredita em oração”, disse Huang, “mas … nos últimos sete anos tenho ido pra frente de  cada uma dessas lojas e oro para que fechem. Umas sete ou oito já foram fechadas desde então,” disse o pastor para a AOL News.
O tenente Troy Dangerfield, porta-voz da polícia local, afirma que, estranhamente, as autoridades não encontraram nenhum dano no interior do edifício. Isso evidenciaria que a fonte não foi externa. ”Ainda não sabemos ainda o que causou isso, mas a polícia não descarta nada. Ainda estamos investigando”, afirma o tenente.
O canal KTVU entrevistou um funcionário que afirma ter visto o homem assistindo a um filme no fundo da loja quando, de repente, saiu correndo e gritando enquanto seu corpo pegava fogo.
O homem, cuja identidade não foi divulgada, foi levado para St. Francis Memorial Hospital, onde está sendo tratado de queimaduras  de primeiro, segundo e terceiro grau. “Ele sofreu ferimentos quase fatais” explica o tenente Dangerfield, acrescentando que a recuperação será difícil.
O ministério City Impact afirma que tem como objetivo o desejo de  “restaurar a esperança e reconstruir a vida das pessoas do Distrito”, e isso aparentemente inclui pedir para que Deus limpe a comunidade.

Bem aventurados

Bem aventurados
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos…” (Mateus 5:6).
Ao soar em nossas mentes as palavras desse fragmento do sermão da montanha, somos levados, imediatamente, as seguintes indagações: 1) Onde está a ênfase: a) na pessoa de quem tem apetite (desejo insaciável) por justiça, como um elogio, uma palavra de ânimo? b) na própria “justiça”, como algo essencial a ser buscado? c) ou na promessa da fartura, que redundará na felicidade (bem-aventurança) daquele que sofre pela Justiça? 2) Quando a promessa se cumprirá: na eternidade ou no tempo presente? 3) Qual o objetivo de tal declaração?
Não podemos nos descuidar de que tal bem-aventurança é proclamada pelo Senhor Jesus, no contexto do sermão do monte, onde de maneira incisiva, visceral, passa a revelar que sua missão implicaria na substituição da Lei pela Graça, ou seja, que a letra fria da lei seria substituída por seu comando, pelo cumprimento do seu espírito; que a religiosidade das solenidades vãs seria substituída pela vivência da Palavra.
Sob essa ótica, imaginar-se que a referência a “justiça” significa apenas uma exaltação à retidão moral, à lisura nos negócios ou na política, ou mesmo à eqüidade na distribuição das riquezas, seria reduzi-la a termos humanos, como se fosse possível a verdadeira e desejável Justiça, sem a noção de pecado ou da existência do próprio Deus, como pessoa interessada em relacionar-se intimamente conosco.
Bem entendido, pois, fome e sede de justiça têm muito mais a ver com o desejo de estar em plena comunhão com Deus, livre do domínio do pecado – não apenas dos atos externos, mas também daqueles que se processam no íntimo. A partir daí, reflexamente, como conseqüência, é que essas questões terrenas – que não são pequenas, é certo – passam a ser consideradas.
É inegável que a função imanente a todo cristão de ser “sal da terra” e “luz do mundo” conduz inevitavelmente à prática da justiça já em nossos dias. Todavia, a força das palavras em comento possui uma abrangência maior, superior; seu verdadeiro alcance dirige-se ao homem da eternidade, resgatado do Juízo eterno por meio da fé no poder substitutivo da Cruz de Cristo.

Livrando-se das ataduras da alma

Livrando-se das ataduras da alma
“E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” (João 11.44)
Este defunto ao qual a Bíblia se refere se chamava Lázaro. Um homem comum que vivia em Betânia, na Judéia. Ele não tinha títulos importantes, parentes influentes na política, muito menos no Sinédrio. Seus únicos atributos eram de um homem trabalhador que sustentava suas irmãs, Marta e Maria, pois eram órfãos. Mas a maior das qualidades que ele possuía, sem dúvida alguma, era a de conquistar novas amizades. Uma dessas amizades era com Jesus de Nazaré.
Lázaro havia padecido de uma grave doença e estava à beira da morte quando suas irmãs mandaram chamar a Jesus. Elas sabiam que somente Ele poderia trazer seu irmão à normalidade. Porém, Jesus tinha outro plano ainda mais excelente do que elas pensavam. “Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” (João 11.4). Quantas vezes nos vemos enfrentando lutas terríveis como essa família enfrentou? Mas podemos confiar que Jesus tem planos mais excelentes em nós também.
Lázaro teve que morrer para que a glória e a mensagem de Jesus pudessem ser manifestas. Podemos ver em Lázaro um protótipo do crente em Jesus. Estávamos mortos (espiritualmente) em nossos delitos e pecados. Afastados completamente da glória de Deus. Somente em Jesus podemos ter vida abundante e eterna. No entanto, quase sempre precisamos de ajuda para nos livrar dos lenços e faixas envoltos no rosto, nos pés e mãos, pois eles nos atrapalham na caminhada cristã.
A Bíblia nos ensina que o homem sem Cristo esta perdido, condenado a viver eternamente separado de Deus, destituídos de Sua glória. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). Porém, ainda existe solução para toda a humanidade. Jesus Cristo. Viver sem Cristo é a mesma coisa que morte espiritual. Só poderemos viver em Cristo mediante os pilares da salvação: 1- Reconhecer-se como pecador; 2- Crer em Jesus como salvador; 3- Arrepender-se pelos pecados; 4- Confessar os pecados a Deus. Lógico que não existe aqui uma ordem cronológica, entretanto, quando o homem recebe a Jesus como seu Senhor e Salvador ele experimenta automaticamente o novo nascimento.

O chamado à santidade

O chamado à santidade
(I Pedro 1.15,16)
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.
Hoje em dia não é muito comum ouvirmos sermões sobre santidade. Este assunto tem ficado um pouco na prateleira de alguns líderes e de algumas Igrejas. Falar sobre santidade requer uma mudança de atitude, tanto de quem fala quanto dos que ouvem.
Deus é uma pessoa (Ele não é uma energia) e possui qualidades, atributos que expressam o seu ser: Bondade, amor, retidão, conhecimento, sabedoria, justiça, santidade e tantos outros. Logo, para entendermos o que é ser santo, devemos olhar para a fonte de toda santidade, Deus. O texto nos ensina que Deus é Santo (Sede santos, porque eu sou santo).
A palavra santo no A.T é de origem hebraica (qadosh) – qualidade daquilo que está intimamente ligado ao sagrado ou que foi admitido no âmbito do sagrado por meio de rito divino ou de ato público de culto. Tem a conotação daquilo que é distinto do que é comum ou profano tem a ver com o sagrado de Deus.
A palavra santo no N.T é de origem grega (hagios) – O conceito neotestamentário da santidade é mais bem entendido na pessoa do Espírito Santo. A esfera apropriada daquilo que é santo no N.T não é ritual, mas, sim, a profética. O sagrado já não pertence a coisas, a lugares ou ritos, mas, sim, às manifestações da vida que o Espírito produz.
A verdade é que Deus nos chama a santidade e se coloca como o padrão a ser seguido. Mas como entender e obedecer este chamado a santidade?

Gerações integradas

Gerações integradas
Isaías 41.1
“Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.”
Quantas lutas e dilemas encontramos em nossas gerações. Cada geração enfrenta seus desafios, cada uma, anciãos, adultos, jovens e crianças, têm nos dias de hoje que enfrentar seus próprios problemas muitas vezes sozinhos e isolados. Deus olha para todas as gerações e diz: “Naquele tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as gerações de Israel, e elas serão o meu povo.” (Jeremias 31.1). Deus é o Senhor de todas as gerações e famílias. Cada geração em particular esta sob o olhar atento de nosso Deus. No A.T, em geral, o tempo de uma geração para a outra era de aproximadamente 40 anos, mas hoje este tempo encurtou para cerca de 25 a 30 anos ou até menos. Independente da sua ou da minha geração, Deus não vê melhores ou piores, Deus vê pessoas e gerações distintas que necessitam se conectar neste tempo tão atribulado.
Conectar as gerações significa que cada geração deve estar integrada e interligada uma a outra. Nenhuma geração pode andar sozinha, dependemos uns dos outros para o bom e saudável progresso do evangelho. “Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.” (I Coríntios 12.19-23).
Quando nós perdemos a interdependencia de vista, geralmente uma de duas coisas acontece com as nossas atitudes. Ou uma geração terá uma atitude bastante complacente em relação à outra, ou uma geração irá isolar-se, não se dando conta de que ela também está perdendo com isso. Cada geração foi planejada para desenvolver uma função específica neste mundo e na Igreja. “O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração.” (Salmo 33.11). As gerações foram criadas por Deus para serem o transporte por onde Ele revela e manifesta os Seus planos.

O princípio da autoridade

O princípio da autoridade
É necessário deixar claro que não existe autoridade maior ou igual a de Deus. Tudo e todos estão debaixo de Seu domínio. Após a ressurreição Jesus aparece aos Seus discípulos e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mateus 28.18). Ele deve ser reconhecido entre todos os povos, linguas e nações não somente como o Salvador, mas como o Senhor Todo-poderoso que possui toda autoridade no universo. Jesus é o Senhor sobre toda terra, em Seu manto esta gravado a marca da Sua plena autoridade sobre todos. “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.” (Apocalipse 19.16). Como é bom servirmos a um Deus Onipotente.
O princípio da autoridade é melhor compreendido quando aprendemos que toda a autoridade nomeada na terra foi estabelecida por Deus. “O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.” (Salmo 103.19). Como criador e sustentador do universo Deus reserva para Si o direito exclusivo da primazia de toda e qualquer autoridade. Deus sustenta todas as coisas pela palavra de Seu poder (Hebreus 1.3). Isto significa dizer que tudo está no Seu controle. Deus é, portanto, a fonte de toda autoridade, sendo Ele próprio a essência da mesma. Deus não requisitou autoridade Ele é autoridade.
Autoridade para Governar
Muitos acham que a autoridade tem apenas uma função, mandar, mas, estudando este princípio, iremos aprender que esta é apenas parte da verdade. Ao formar o universo Deus compartilhou com os homens alguns aspectos de Seus atributos. Entre essas qualidades esta a do direito de governar. O homem feito a Sua imagem e semelhança adquiriu, ainda no jardim do Édem, a responsabilidade de dominar toda a criação. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1. 26). Deus como fonte de toda autoridade concedeu aos homens autoridade para governar.

De quem é a culpa?

De quem é a culpa?
Conta-se uma história de que certa ocasião um homem que estava preso em uma penitenciária de segurança máxima ao receber a visita de sua mãe corre em sua direção. Ela alegre ao reve-lo também se direciona a ele com suas mãos estendidas ansiando por um abraço acolhedor. Os dois se encontram e de repente num lance grosseiro o homem a segura pelos cabelos e morde com toda sua força o seu nariz. A mulher cai no chão sem saber ao certo o que aconteceu e eis que seu filho lhe impõe o dedo e começa a lhe dizer aos gritos: – A culpa é sua, a culpa é sua. A senhora me colocou aqui nesta prisão. A mulher ainda mais atordoada o pergunta sentindo o gosto de seu sangue na boca: – O que você esta falando? Minha culpa? – Sim, sua culpa. Se a senhora não tivesse me mimado tanto desde criança. Se a senhora tivesse me corrigido nas tantas vezes que eu aprontava pela rua e no colégio. Se a senhora ao menos conversasse comigo quando eu chegava à casa de madrugada fedendo bebidas e cigarros. Mas não, a senhora nunca se importou comigo, a senhora nunca me amou. Agora eu estou aqui por sua culpa.
Esta história parece familiar com outra mais conhecida na Bíblia: “E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” (Gênesis 3.9-13).
De quem é a culpa? Nas duas histórias o outro é sempre culpado pelos erros cometidos. O homem que estava preso entendia que sua mãe era a causadora de seu presente sofrimento. Adão responsabilizou Eva pelo seu pecado e Eva da mesma forma acusou outro, a serpente. Ambos os casos a culpa estava no lado de fora. Nesta forma de pensar se alguma coisa acontece de errado à responsabilidade primária sempre recai nos braços do outro.

Os forasteiros e as pedrinhas

Os forasteiros e as pedrinhas – Ilustração
Certa vez, um grupo de forasteiros, viajando no mato se deitaram para dormir. De repente, eles viram no céu uma grande luz.
Se recuperando do susto, eles perceberam que estavam na presença de um ser celestial. Com muita expectativa, eles esperaram uma mensagem divina. Eles esperaram que um anjo ou até Deus mesmo falasse com eles.
Finalmente, uma voz falou: “Junte tantas pedrinhas quanto puder. Coloque-as nas suas malas. Viaje por mais um dia e amanhã a noite vocês se encontrarão felizes e tristes.”
Depois que a luz desapareceu, os forasteiros reclamaram entre si. Eles ficaram desapontados e alguns até com raiva. Eles haviam esperado uma grande revelação, algo que talvez daria a eles condições de riqueza ou saúde ou uma mensagem que daria um futuro melhor para a humanidade.
Ao em vez disso, eles receberam uma tarefa chata, sem o menor sentido.
Contudo, a memória do brilho da visita levou cada um a pegar algumas pedrinhas e colocar na sua mala, em meio as reclamações.
Eles viajaram por mais um dia. Aquela noite, enquanto se prepararam seu acampamento eles abriram suas malas e descobriram que cada pedrinha havia virado um diamante. Eles ficaram felizes que tinham os diamantes. Mas, também eles ficaram tristes, que não levaram mais pedrinhas.
Jesus disse: “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”
Uma boa maneira de medir o lugar verdadeiro do nosso tesouro é essa:
“O Senhor mede o que nós damos, não por aquilo que nós entregamos a ele, mas por aquilo que guardamos para nós.”
- Na sua vida, irmão, aonde está o tesouro maior?