Mairi Gospel

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ratinho e SBT Condenados a Pagar R$ 150 Mil à Pastor por Tratamento Grosseiro e Pejorativo

       
Victor Ricardo Soto Orellana, pastor e fundador da Igreja Acalanto – Ministério Outras Ovelhas que é frequentada por homossexuais, foi vítima de chacota e tratamento grosseiro e pejorativo pelo apresentador do SBT.
“O que se caracterizou como ilícito foi o escárnio, o teor depreciativo da matéria que se referiu nominalmente ao autor, afastando-se os réus [Ratinho e SBT] do verdadeiro propósito de bem informar”, disse o desembargador Fábio Quadros.
Segundo o Consultor Jurídico, o apresentador teria divulgado imagens de uma câmera escondida do mês de maio de 2003 e feito diversos comentários “jocosos” sobre os atendentes e a igreja.
A publicação indica que Ratinho teria dito que a igreja era de “viadinhos”, de “viados”.
Ratinho se defendeu dizendo que exibiu apenas as imagens da igreja e que agiu no exercício de sua profissão. Segundo ele, não houve intenção de ofender ninguém e que, assim, a condenação do pagamento é excessiva e improcedente.
Entretanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo não aceitou os argumentos dele e confirmou a condenação do pagamento pelo apresentador, bem como pela emissora SBT.
Os desembargadores entenderam que o valor não deveria ser mudado diante do poder econômico dos réus, além de servir à sua finalidade punitiva e educativa.
Quadros afirmou que é claro o exercício abusivo da liberdade de informação praticada pelo SBT e pelo apresentador Carlos Massa.
O tribunal ressaltou o dever de guardar o mínimo respeito à dignidade da pessoa humana pelos programas de natureza sensacionalista.
O juiz Guilherme Santini Teodoro, da 4ª Vara Cívil de São Paulo, qualificou as atitudes de Ratinho como “postura jocosa, desrespeitosa, depreciativa e pejorativa” em primeira instância, ao abordar desta maneira em seu programa a comunidade homossexual.

Divulgada a capa do 14º CD do Diante do Trono “Sol da Justiça”

        
Foi divulgada a capa do 14º CD e DVD do Diante do Trono, o  evento  onde foi gravado em Natal RN, onde reuniu várias pessoas para adorar ao Senhor Jesus.
A gravação teve de ser feita em 2 etapas, onde o plano de execução foi interrompido, devido as fortes chuvas que estava na região.
O trabalho vai ser lançado na Expo Cristã em São Paulo de 20 a 25 de setembro, sendo distribuido pela Som Livre, braço fonográfico da Rede Globo, onde a parceria de sucesso no CD e DVD “Aleluia”, trouxeram grandes investimentos no trabalho que consagra o Diante do Trono no maior Ministério de Louvor do Brasil e da América Latina.

Band quer oferecer o horário da tarde ao pastor Silas Malafaia

A intenção da emissora é não perder o líder da Advec já que a programação da madrugada será do pastor Valdemiro Santiago
              
De acordo com informações do jornalista Lauro Jardim na coluna Radar Online da revista Veja, a Band está oferecendo o horário da tarde para o pastor Silas Malafaia apresentar seu programa. A proposta visa não perder o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo da lista de clientes já que o horário que ele ocupava nas madrugadas foi vendido para o apóstolo Valdemiro Santiago.
O horário oferecido pela Band é do as 15h, mas o pastor, que está fora do Brasil, ainda não fechou a negociação. Os valores para a compra desse horário não foram divulgados.
Valdemiro Santiago vai pagar R$ 2 milhões por mês para ocupar o horário das 2h às 6h45 de domingo a domingo. O programa da Igreja Mundial do Poder de Deus começa a ser exibida em outubro.

Morre um dos maiores tradutores da Bíblia

Eugene A. Nida revolucionou não só a tradução bíblica como toda a área de tradução no mundo
              
A Sociedade Bíblia do Brasil (SBB) informou com pesar a morte de Eugene A. Nida, um grande tradutor da Bíblia no século XX que faleceu no dia 25 de agosto da Bélgica, aos 96 anos.
Nida por mais de 50 anos coordenou o programa de traduções da Sociedade Bíblica Americana e posteriormente foi o mentor do programa global de traduções das Sociedades Bíblicas Unidas, além de ser o consultor dessa organização.
“Vai-se talvez o mais influente tradutor da Bíblia de todos os tempos! Milhões de pessoas tiveram acesso à Palavra de Deus, graças a ele”, ressaltou o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer.
Valendo-se de conceitos tirados da Linguística, das Ciências da Comunicação e da Psicologia, além de estudos culturais, Nida desenvolveu um enfoque ou método prático de tradução, que ele chamou de equivalência funcional ou dinâmica.
O impacto que isso teve sobre o crescimento e o desenvolvimento da Igreja cristã continua a ser sentido ainda hoje, na medida em que milhões de pessoas em centenas de línguas, em todo o mundo, tiveram acesso à Bíblia graças ao método que ele desenvolveu e disseminou.
Por meio de numerosos livros, artigos e inúmeras palestras, Nida pôde ajudar estudiosos, tradutores e especialistas a encontrar novas formas de comunicar-se de forma eficaz. Seus livros Toward a Science of Translating (Com Vistas a uma Ciência da Tradução), de 1964, e Theory and Practice of Translation (Teoria e Prática da Tradução), de 1969, foram traduzidos para várias línguas e, ainda hoje, são ferramentas essenciais para tradutores da Bíblia. Devido ao seu trabalho acadêmico, sua influência ultrapassou o campo da tradução bíblica influenciando a área da tradução como um todo.

Teologia da Libertação completa 40 anos e cai no esquecimento

No Brasil a TL teve maior representatividade em Manaus, através de pastorais
             
Em 2011 a Teologia da Libertação completa 40 anos, fundamentada na opção preferencial pelos pobres, a vertente teológica caiu no esquecimento da Igreja Católica. A  TL utiliza  como ponto de partida de sua reflexão a situação de pobreza e exclusão social à luz da fé cristã. Sendo assim, a situação de pobreza  é denunciada como pecado estrutural e seus representantes propõem o engajamento político dos cristãos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Criada em meados da década de 70,  essa proposta teológica incorporou algumas categorias do marxismo e possibilitou o surgimento de Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs). Anos mais tarde culminou com a  proibição dela pelo cardeal Joseph Ratzinger, o hoje papa Bento XVI, que era prefeito da Sagrada Congregação Para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício) no pontificado de João Paulo II.
Um dos principais teólogos dessa vertente católica, o ex-frei brasileiro Leonardo Boff foi duas vezes punidos por Ratzinger com o “silêncio obsequioso” e ficou mais de dois anos sem poder dar entrevistas, fazer palestras ou publicar livros sobre Teologia da Libertação. Acuado, Boff deixou a batina e hoje está mais ligado a causas do meio ambiente.
Em Manaus, a Teologia da Libertação teve fôlego nos anos 80 a partir da ação do clero progressista ligado, a TL entrou nas pastorais sociais da cidade e ai fez várias pequenas “revoluções”. A Pastoral Indigenista gestou o movimento pela demarcação das Terras Indígenas e na visita de João Paulo II ao Amazonas uma liderança indígena fez o discurso de recepção no Arcebispado.
A Pastoral Operária também estava eivada de conceitos da Teologia da Libertação. Ela foi particularmente importante e freqüente nas grandes greves dos anos 80 no Distrito Industrial, quando as condições de trabalho e o arrocho dos salários eram denunciados nacionalmente em movimentos que fechavam a então bola da Suframa.
Nenhuma pastoral ligada a TL foi tão ativa quanto a Pastoral da Terra. Religiosos como o padre Albano e a irmã Helena pregavam a necessidade do povo se organizar para ter acesso a terra e aí eles foram fortes nos processos de invasões que culminaram com a formação da maioria dos bairros de Manaus.

Ministérios brasileiros preparam ações de evangelismo para Copa e para as Olimpíadas

Vários líderes se reuniram em Belo Horizonte para definir as estratégias que serão tomadas para ganhar almas durante esses eventos
            
Pensando nas competições mundiais que acontecerão no Brasil em 2014 e 2016 a Igreja Batista da Lagoinha juntamente com outras igrejas está preparando ações de evangelismo específicas para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas. As estratégias foram definidas durante um encontro que aconteceu com pastores e ex-atletas em um Hotel na região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Vários líderes de diversos ministérios estavam nesta reunião para discutir métodos de evangelismo e aprender com ministérios que já fizeram ações em eventos parecidos. Entre eles o líder da Igreja Batista da Lagoinha, o pastor Márcio Valadão, o pastor Jeremias, da 8ª  Presbiteriana de BH, entre outros que acompanharam a palestra do convidado especial o pastor Cassie Carstens da International Collision Sport Athletes of Christ que falou sobre os trabalhos de evangelismos que seu ministério já realizou.

Assista a reportagem:

Americanos citam versículos bíblicos dando crédito ao Capitão América

A pesquisa foi feita para mostrar como a população tem conseguido superar o trauma gerado pelos ataques de 11 de setembro
            
A American Bible Society realizou uma pesquisa que revelou que 63% dos americanos dizem incorretamente que um versículo de 2 Coríntios foi dito por Martin Luther King Junior, pelo ex-presidente George W. Bush e até mesmo pelo super-herói americano, Capitão América.
O texto em questão é o de 2 Coríntios 4:8 que diz: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados”.
A pesquisa ouviu 2572 adultos e foi realizada pela Harris Interactive no início de agosto e tinha como foco principal falar sobre os 10 anos dos ataques terroristas de 11 de setembro.
Sobre isso, 36% disseram que se sentiam mais seguros antes da queda das Torres Gêmeas de Nova York. E apenas 9% dizem que se sentem mais seguros agora.
Para lidar com o trauma, 4% disseram que conseguiram superar com serviço de aconselhamento profissional e 16% disse que contam com a Bíblia para conseguir lidar com situações traumáticas.
Mas a grande maioria, 82% dizem que confiam em outra coisa além da Bílbia para poder superar esse trauma, e 6% dizem que não confiam em nada.
“Apesar de ter passado 10 anos desde os ataques contra os EUA, muitos de nós ainda lembramos das imagens e das emoções daquele dia”, disse Geof Morin, diretor de comunicação da ABS, por meio de um comunicado.

Conforto através da Bíblia

Para ajudar a população com conforto para momentos de medo, a ABS e o Exército da Salvação estão criando a  Bíblia Freedom, uma versão contemporânea inglês das escrituras que destaca mais de 3.500 versículos que abordam temas como liberdade, medo, raiva, sofrimento, perda e outras questões que os americanos foram forçados a lidar depois do 11 de setembro.
“A bíblia – e não políticos, heróis de quadrinhos ou ativistas de direitos civis – foi o primeiro a falar sobre como lidar com o trauma e ganhara liberdade”, disse o Comandante do Exército da Salvação, o comissário William Roberts.

Record produz minissérie baseada em testemunho de fiel da Igreja Universal

Criada dentro de uma família destruída Bárbara contou seu testemunho no programa da IURD TV
            
A Record está preparando a produção de uma nova minissérie baseada em um testemunho de uma fiel da Igreja Universal do Reino de Deus. “Bárbara” terá cinco capítulos e mostra a vida de uma ex-mulher de traficante que se converteu, depois de uma vida toda de sofrimento e destruição.
De acordo com uma nota do portal UOL, o pedido da realização dessa minissérie partiu do próprio bispo Edir Macedo, que entrevistou Bárbara Oliveira ao vivo em um programa da IURD TV.
A minissérie irá ao ar no final do ano, mas ainda não há detalhes sobre a produção como o nome do diretor, nome de atores e etc. Tudo isso será divulgado em breve.

Veja o testemunho que inspirou a novo produção da Record;

Igreja Universal promove palestra para falar sobre a saúde da mulher

Métodos contraceptivos e planejamento familiar foram alguns dos temas ministrados pela doutora Sonia Maria
          
A Igreja Universal do Reino de Deus de Irajá, no Rio de Janeiro, realizou recentemente uma palestra voltada exclusivamente para mulheres para falar sobre o papel feminino em termos sociais e também psicológicos. O evento foi comandado pela doutora Sonia Maria que é ginecologista e obstetra que falou, entre outras coisas, de métodos contraceptivos e planejamento familiar.
A médica também explicou sobre a importância de realizar os exames ginecológicos periódicos, como o preventivo. “É através desse exame que temos a possibilidade de detectar não só a presença do câncer de colo uterino como, também, alterações das células que possam se transformar em câncer nos próximos anos. Com isso, temos a chance de fazer um tratamento com medicação adequada para evitar o aparecimento da doença”, explicou a especialista.
A palestra em questão faz parte de uma série de eventos realizado pela IURD  para apoiar a população menos favorecida. Constantemente, através do Força Jovem, Grupo de Evangelização, A Gente da Comunidade e todos os membros, a IURD realiza diversos trabalhos voluntários.

As monoteístas são sustentadas por fiéis, já as politeístas funcionam mediante a pagamento de serviços

            
Apesar de toda diferença teológica, as maiores religiões do mundo são mantidas mediante a pagamento, seja de dízimo como em igrejas cristãs, ou por meio de pagamento de taxa de serviço, como acontece no Hinduísmo.
Nas religiões monoteístas – Judaísmo, Cristianismo, Islamismo – isso é,  que requerem a crença exclusiva em um só Deus,  o apoio financeiro vem através de tributos e doações voluntárias de seus membros.
Como consequência, um templo, igreja ou mesquita exerce pressão coletiva e outros tipos de sanções grupais para garantir a ajuda financeira contínua dos fiéis à religião.
Já nas religiões com estrutura privada – tendem a ser politeístas  - ou difusa, por exemplo, o hinduísmo e o budismo que são religiões privadas, os fiéis realizam atos religiosos sozinhos e pagam uma taxa para um monge pelo serviço.
Nestes casos, as atividades religiosas são partes da vida diária e podem ser feitas a qualquer momento do dia. Elas não requerem nem um grupo de fiéis nem a presença dos monges.
Independente do nome que essas doações recebem, os fundos arrecadados são destinados à manutenção do templo, mas em alguns casos a riqueza adquirida acaba sendo concentrada em um só lugar como no caso da Igreja Católica que concentra sua riqueza no clero e no Papado.
Já nas igrejas evangélicas, essa riqueza podem ser acumuladas de pai para filho, como mostra uma reportagem da BBC que comentou que a riqueza do pastor e evangelista Billy Graham, está hoje na mão de seu filho, William Franklin Graham 3º.
Há também organizações que tendem a ser descentralizadas e comunitárias por natureza, como por exemplo, o judaísmo, com as sinagogas locais mantendo a autonomia sobre suas finanças.

Salvação e danação

Ainda de acordo com este estudo da BBC, incentivos espirituais como a danação e a salvação são motivadores eficientes. Por isso, religiões que dão ênfase à crença no inferno são mais propensas a contribuírem para a prosperidade econômica do que as que enfatizam a crença no paraíso.
As religiões que têm foco na crença no paraíso dão mais importância a atividades redistributivas (caridade) para diminuir o tempo das pessoas no inferno e chegar mais perto do paraíso.
Já o incentivo que se baseia na crença no inferno parece mais eficiente para o comportamento econômico, porque motiva os fiéis a trabalhar mais duro para evitar a danação.

Após jejuar na cadeia, líder de seita polígama está “em condição crítica”

Warren Jeffs foi preso e condenado a prisão perpétua por abusar sexualmente de menores de idade
            
Preso e condenado à prisão perpétua por abusar sexualmente de seguidoras menores de idade, o líder religioso Warren Jeffs passou a fazer greve de fome e em consequência disto, está em “condição crítica mas estável”, após ser hospitalizado na segunda-feira segundo informa o site da BBC.
O porta-voz do líder religioso polígamo disse em nota que ele vinha limitando a ingestão de alimentos e líquidos há algum tempo. Ele também sofria de “outras condições médicas sérias”.
Jeffs é o líder da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma cisão da Igreja dos Mórmons, quando esta abandonou a prática da poligamia.
A seita tem cerca de 10 mil seguidores e tem como premissa a crença de que para ir ao céu, homens precisam se casar com pelo menos três mulheres, enquanto elas precisam ser subservientes ao marido.
Durante o julgamento, a promotoria apresentou amostras de DNA provando que Jeffs era o pai de uma criança cuja mãe tinha apenas 15 anos à época do nascimento. Outra prova, uma gravação em áudio, foi usada na Justiça como mostrar que Jeffs havia estuprado uma menina de 12 anos.
A promotoria disse que o líder religioso passou anos viajando pelos Estados Unidos e evitando a prisão, até ser incluído na lista dos dez mais procurados do FBI.
Jeffs foi transferido da penitenciária em Huntsville, no Texas, para a prisão Powledge, no mesmo Estado, na semana passada.
O religioso também teve de receber cuidados médicos após jejuar durante outras passagens em presídios americanos, nos estados do Arizona e Utah.

Caminhos de Abraão: Igreja Renascer promove viagem profética para Israel

Os líderes apóstolo Estevam e bispa Sônia irão para Israel em novembro em companhia de membros da igreja
            
A Igreja Renacer em Cristo está organizando a Caravana Profética – “Caminhos de Abraão”, uma viagem para Israel que acontecerá entre os dias 13 e 21 de novembro. O roteiro da caravana inclui a vista nos caminhos históricos de Tel Avivi, Haifa, Tiberiades, Mar da Galileia, Jericó, Mar Morto e Jerusalém.
A viagem é uma parceria da Renascer com a Lexus Tour Operator que já está vendendo os pacotes de viagem. Quem participar dessa caravana, viajará em companhia do Apóstolo Estevam Hernandes, Bispa Sonia Hernandes, Renascer Praise e o cantor Thalles Roberto.
Informações sobre a Caravana Profética – “Caminhos de Abraão” podem ser adquiridas através dos telefones: (11) 3644-7580/ (11) 2306-9557/(11) 2306-9588/(11) 7878-5158/(11) 8185-2765.