Mairi Gospel

terça-feira, 12 de abril de 2011

Garoto evangélico foi poupado por atirador de Realengo



Mateus Moraes, 13 anos, foi talvez o único aluno que teve a clemência do atirador Wellington Menezes, na Escola Municipal Tasso Vieira, em Realengo.

Enquanto o criminoso disparava, frio e impassível contra seus colegas, Mateus orava perto do quadro negro, sem ser incomodado, na sala 1801, no primeiro andar do prédio da escola.

Eu estava em pé e era um dos mais nervosos. Pedi para ele não me matar, e ele disse: ‘Fica tranqüilo que não vou te matar.’ E não atirou em mim”, contou o menino.

Uma possível explicação, acredita Mateus, é o fato de que ele ficou o tempo todo orando. Fiel da Igreja Assembleia de Deus, o menino atribui a uma força superior o fato de ter saído vivo do ataque. “Deus me protegeu.”

O atirador andava calmamente pela sala, disparando contra as crianças, principalmente na cabeça e no tórax.

De acordo com a Polícia Militar, Wellington invadiu a instituição de ensino por volta das 8h e disparou contra alunos. A direção da escola informou que o homem – que era um ex-aluno – se passou por um palestrante para entrar na instituição de ensino.

Ao chegar ao local, primeiro ele teria procurado uma professora que já tinha lhe dado aula no passado. Como não a encontrou, subiu para o primeiro andar, foi em duas salas do oitavo ano do Ensino Fundamental e efetuou disparos.

Artilheiro pede música da Aline Barros no Fantástico


Os telespectadores do Fantástico já estão acostumados com o quadro de Esportes onde o jogador que marca 3 gols te o direito de pedir uma música. Nos últimos programas tem sido normal que a música pedida seja uma canção evangélica.

Nesse domingo, 10, o artilheiro Lima, do Joinville, marcou cinco gols contra Imbituba e pediu a música Ressuscita-me da cantora Aline Barros.

Lima foi o único jogador que pediu música na rodada deste fim de semana pelo Brasil.

Silvio Santos mantém a decisão de não alugar espaço no SBT para Igrejas


Apesar da crise financeira Silvio Santos segue na decisão de não alugar horários da programação do SBT para igrejas evangélicas.

Sabe-se que três grandes denominações já tentaram negociar o horário da madruga na TV do dono do Baú: a Internacional da Graça, a Mundial do Poder de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus. Todas elas tiveram o pedido de compra de horário negado.

Segundo informações Silvio Santos também teria negado a compra de horário para uma empresa de alimentos interessada e também para apresentadores da chamada “produção independente” com sobrenomes conhecidos e com passagens pela Record e Rede TV!.

Suicídio de pastor em Alagoas levanta a questão da formação pastoral


A notícia do suicídio do pastor Cosmo Rocha dos Santos, de 33 anos, levantou uma discussão na capital alagoana sobre a falta de preparação e de critérios necessários para que uma pessoa seja recebida como pastor e possa “abrir” uma igreja.

Não só em Alagoas, mas em todo o Brasil, o crescimento de igrejas evangélicas é visível assim como também presenciamos o crescimento do número de auto-intitulados pastores.

Em cada esquina de Maceió há uma placa diferente, mas para uma entidade religiosa funcionar dentro dos padrões legais, no entanto, é necessária a criação de uma legislação interna, estatuto e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Além disso, o líder deve ter formação em Teologia, ser filiado a uma convenção de sua classe e ser aceito pela maioria dos fiéis através de assembleia pública feita durante uma das reuniões.

Mas essas exigências são geralmente ignoradas pela maioria dos ministérios abertos em todo o Estado. A reportagem do Alagoas24horas apurou que não existe nenhuma entidade responsável pela fiscalização do funcionamento desses templos ou da atuação dos seus pastores.

A Ordem dos Pastores de Alagoas (OPEAL) presta assistência emocional e espiritual aos pastores formados e também fiscaliza os pastores que já trabalham nas igrejas. Jorge Sutareli, diretor da ordem, informou ao portal Alagoas 24horas que eles buscam informações sobre o líder, onde foi ordenado, seu credenciamento e quem o consagrou.

A Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) não consegue dar o número exato de templos clandestino, mas tenta controlar e fiscalizar não só as igrejas como todo o que diz respeito ao convívio urbano.

De acordo com superintendente da SMCCU, Galvaci de Assis , o crescimento acelerado de igrejas não permite que um número exato seja estabelecido e também não há mecanismos que inibam o aumento de templos. “Não há como inibir o surgimento de novas igrejas, mas estamos fiscalizando todas que encontramos, solicitando inclusive o alvará de funcionamento”, frisou ainda o secretário.

Sete lições [bíblicas] sobre a verdadeira humildade


Leitura bíblica: 2 Coríntios 10.12-18

INTRODUÇÃO

1. Ser humilde está fora de moda.
2. Humilhar-se é um mandamento da Palavra de Deus: Ef 4.2; Cl 3.12; 1 Pe 5.5; Mt 18.4; Tg 4.6; Sl
147.6; 2 Cr 7.14; Mt 5.3; Tg 4.10; 1 Pe 5.6.

I. NÃO SE COMPARE COM OS OUTROS COMO FAZEM ALGUNS – v.12

1. A Palavra de Deus menciona “alguns” que dão mau exemplo: At 15.1,24; 1 Tm 1.3,19; 4.1; 5.14,15; 6.10,20,21; Jd vv.22,23; 1 Co 6.11.
2. É perigoso nos compararmos com os outros: “O fariseu e o publicano”; 1 Jo 2.6; Jo 13.15.

II. NÃO LOUVE A SI MESMO – v.12

1. Exemplos de pessoas que louvaram a si mesmas: Dn 4.30; At 12.21,23.
2. Quem faz isso não tem entendimento: Rm 1.21,22; Pv 16.18; Jo 7.18; Pv 27.2; 25.27.

III. NÃO SE COMPARE COM VOCÊ MESMO – v.12

1. Comparar-se consigo é o mesmo que dizer “espelho, espelho meu”: Ec 2.4-9; Is 14; Gl 2.20; Jo 3.30; Pv 22.4.
2. Deus atenta para o humilde: Sl 138.6.
3. O Senhor só usa os que se humilham: Moisés/Jó/Isaías/Jeremias/João Batista/Maria/Jesus: Mt 11.28-30; Fp 2.5-11.

IV. NÃO SE GLORIE FORA DE MEDIDA – vv.13-15

1. Não é preciso se menosprezar, o que caracteriza falsa humildade: 1 Tm 4.12-14; Tt 2.15.
2. Não é pecado falar de si e dos feitos realizados no Senhor, com equilíbrio e moderação: 2 Co 11.16.
3. Fujamos dos extremos!

Retorno ao Evangelho da Cruz


Leitura bíblica: 1 Coríntios 1.18,22,23

I. AVIVAMENTO TAMBÉM SIGNIFICA RETORNAR
1. Avivamento não significa apenas avançar, mas também retornar: Jr 6.16; Lm 5.21; Ap 2.1-5.
2. O avivamento nos dias dos reis Ezequias e Josias: 2 Cr 29;34.
3. Retorno não denota retrocesso, mas resgate, recuperação do que foi perdido.
4. Precisamos retornar ao Evangelho da cruz.

II. O EVANGELHO DA CRUZ
1. Cruz é uma figura de linguagem (metonímia) para expressar a obra redentora realizada pelo Senhor Jesus, a qual engloba suas encarnação, morte e ressurreição — mas tendo como ponto alto a sua morte vicária.
2. O Evangelho da cruz prioriza a obra completa do Senhor Jesus: 1 Co 1.22,23.
3. Muitos pregadores da atualidade discorrem sobre “sonhos”, “gravidez espiritual”, bordões de autoajuda, etc.
4. Jesus disse “em meu nome”: Mc 16.15-18.
5. A primeira pregação pentecostal teve como tema o Evangelho da cruz: At 2.22-36.
6. O Evangelho da cruz enfatiza a vitória obtida na cruz, e não no inferno: Cl 2.14; Hb 2.14.

Três cegos e um Elefante – Ilustração


Colocaram um elefante em frente de três cegos e disseram-lhes: “Há um animal na vossa frente. Toquem nele e depois digam o que é”.

Nenhum daqueles três homens jamais tinham tido qualquer contato com um elefante, portanto, não faziam a menor idéia de como ele era. O primeiro aproximou-se, tocou numa parte do animal e disse: “Que animal esquisito… mais se parece com um muro”. O segundo homem tocou em outra parte e disse: “Muro???… para mim, mais se parece com uma lança”. “Pois, para mim, mais se parece com uma cobra!”, exclamou outro, com um pouco de medo. “Bem…”, disse um deles, “… também se parece com uma árvore”. Todos riram. “Ou, com uma corda!”. Finalmente, um deles tentou mais uma vez: “Que nada… se parece com um grande abanador”. Riram ainda mais.

“Tantas opiniões diferentes” dirá o prezado leitor. “Que grande confusão”. Mas não é, pois, o elefante tem, na verdade, flancos como muros, dois grandes dentes como lanças, tem uma tromba que parece uma cobra, e pernas como pequenas árvores, o rabo parece uma corda e, as orelhas se parecem com grandes abanadores. Juntando tudo isto, temos uma descrição, quase perfeita, de um elefante! Cada um dos cegos “VIU” o elefante numa ótica, mas, nenhum deles pode “ver” o elefante inteiro, pois ele era muito grande.

Assim é também a nossa percepção de Deus: cada um de nós pensa que tem uma perfeita compreensão do seu ser, mas, Deus é grande demais para a mente de qualquer um de nós

O Tamanho do Mundo – Ilustração


Um pintinho pergunta para seu pai:
- Pai, o mundo termina ali, na cerca?

O pai dá uma gostosa gargalhada e diz:
- Não, meu filho… o mundo é muito maior do que isso. Venha, vou lhe mostrar uma coisa.

Então o galo sobe no telhado mais alto da fazenda e leva seu filhote consigo. O menino fica admirado com aquela nova e magnífica visão do mundo e compreende porque seu pai riu tanto, pois o cercado do galinheiro (que para ele era um mundo), agora era apenas um pequeno detalhe naquela bela paisagem.

O galo, então, todo orgulhoso, lhe pergunta:
- Está vendo aquelas montanhas lá adiante?
- Sim, papai!
- Pois é, meu filho, é lá que o mundo termina.
- Uauuuu… exclamou o pequenino.

Guerra de Carvão – Ilustração


O menino chega em casa bufando de raiva de um colega da escola que o humilhou na frente de seus amigos.

Em vão seu pai tenta acalmá-lo. Percebendo, então, que ele precisa “botar pra fora” sua raiva, o pai propõe-lhe uma forma alternativa de vingança:

- Vê aquela camiseta branca no varal, filho? Pois, bem, imagine que aquela camiseta é menino que te aborreceu. Pegue aqui neste saco alguns pedaços de carvão e atire bem no peito dele. Vamos ver quantas vezes você é capaz de acertá-lo, até que sua raiva passe.

A coisa toda pareceu-lhe boba, mas ele aceitou, afinal de contas seu pai estava do seu lado.

Errou algumas, acertou outras, mas atirou até a última pedra de carvão que havia no saco. No fim o pai perguntou-lhe:

- E aí, filhão, como se sente?
- Cansado, disse ele sorrindo, mas, em compensação, olha só como ficou a camiseta!

O pai, então, convida-o a entrar e o coloca diante de um espelho. O menino leva um susto ao ver o quanto ficou sujo ao manusear o carvão, e o pai lhe diz:

- Assim é a vingança filho, você sempre acabará ficando sujo enquanto estiver atacando a pessoa que odeia. Perdoar é melhor!

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

Fé melhora a vida das pessoas no Brasil, diz pesquisa


Uma pesquisa sobre o consumo nas classes sociais brasileiras revela que os emergentes são mais devotos que a elite e que a fé dá esperança para que a pessoa procure uma vida melhor e prospere.

O Data Popular, instituto que pesquisa o mercado popular no Brasil, elaborou um estudo sobre os hábitos de consumo nas classes mais baixas e achou relevante coletar os dados sobre o pagamento do dízimo na sociedade brasileira.

O resultado dessa pesquisa revela que 8% da classe AB (com renda maior que 10 salários mínimos) entrega o dízimo, enquanto que na classe C (renda de 4 a 10 s.m.) 18% o fazem e na classe D (entre 2 e 4 s.m) 23% tem o hábito de entregar o dízimo.

De acordo com Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto, isso prova que “os emergentes são mais devotos que a elite e que sua fé contribuiu para que melhorassem de vida”.

Ele explica o fato dando um exemplo bastante comum, parecido com o que ouvimos sempre em testemunhos nas igrejas evangélicas:

“Um cara que chegou do nordeste e ainda está desambientado na cidade, procurando emprego etc e tal. Esse cidadão passa em frente à igreja e alguém o cumprimenta com simpatia e o convida para entrar, e ainda o deixa sentar na primeira fileira, o que contribui para elevar sua autoestima e a crença em si mesmo. Esta sensação de acolhimento, somada ao discurso de fé, faz com que este cidadão, antes inseguro, comece a acreditar em si mesmo, e com isso, invista em sua educação, e ganhe fôlego para procurar um emprego melhor.”

Thalles Roberto recebe disco de Ouro e de Platina


O cantor Thalles Roberto recebeu os discos de Ouro e de Platina durante sua participação no culto Sexta Básica, dirigido por Alex Passos, que aconteceu na última sexta-feira, 8, na Igreja Batista da Lagoinha.

Thalles recebeu das mãos da gerente executiva da Graça Music, Ana Paula Porto, o Disco de Ouro do DVD “Na Sala do Pai”, também um Disco de Ouro e pelas vendas do CD “Raízes” e Disco de Platina pela vendagem de 100 mil cópias do CD “Na Sala do Pai”.

Durante a entrega o canto ficou emocionado, caiu de joelhos e agradeceu a Deus pelo momento e pela surpresa. Naquele dia Thalles cantou mais uma canção e realizou o chamamento onde cerca de 200 jovens se reconciliaram com Deus.

Adolescentes da igreja de Rick Warren tocam música secular no louvor


O grupo de adolescentes da Igreja Saddleback, do pastor Rick Warren, resolveu tocar no louvor uma música do grupo Mumford and Sons, uma banda secular conhecida por falar sobre problemas existenciais.

O vídeo da apresentação foi postado na internet pelo líder do ministério, o pastor Joshua Griffin, e levantou novamente a questão sobre as letras das músicas que podem ser tocadas na hora do louvor e da adoração nas igrejas.

A música The Cave fala sobre uma pessoa que sente um vazio e encontra esperança e um dos refrãos convida a pessoa que se sente da mesma maneira a sair da caverna e passar a viver a vida como deve ser.

Assassino do Realengo foi o anjo da morte de um Deus louco, afirma Arnaldo Jabor


Arnaldo Jabor, comentarista do Jornal da Globo e da Rádio CBN, afirmou em sua coluna no Jornal que a tragédia em Realengo foi um crime religioso e de um Deus louco.

Também comparou a tragédia com as mortes nos dias de Herodes indicando Wellington Menezes de Oliveira como um anjo da morte, termina afirmando que Deus estava ausente.

Casal é ameaçado por colocar nome bíblico na filha


O que deveria ser um momento de extrema alegria se transformou em um conflito familiar para um casal cristão no Rajastão, Índia.

Sabal e sua esposa, Lajjawati, aceitaram a Cristo há pouco mais de um ano, quando procuravam uma solução para o que é considerado uma praga na sociedade indiana tradicional: não ter filhos.

Quando repetidas soluções médicas falharam, o casal voltou-se para sua religião, seguiram as instruções de seus sacerdotes e curandeiros, mas nada funcionou.

Foi então que eles encontraram o pastor Rafat Sanjiv. O Evangelho para a Ásia, com suporte missionário nacional, anunciou o amor de Cristo e eles aceitaram a Jesus como Salvador. Logo, eles queriam saber se Jesus poderia responder às suas orações.

Sabal e Lajjawati começaram a frequentar a igreja e Deus respondeu ao clamor do casal, abençoando-o com uma menininha. Eles estavam cheios de alegria, mas, em seguida, os problemas começaram.

Afirmando sua posição tradicional na família, o irmão mais velho de Sabal queria escolher o nome do bebê. Ele queria dar à menina o nome de um dos deuses que a família adora.

Na antiga religião de Sabal e Lajjawati, a nomeação de um filho tem um significado religioso profundo. É prática comum dar ao bebê o nome de um sábio, santo ou divindade, pois acreditam que cada vez que o nome é pronunciado, ele vai se lembrar do caminho que deve tomar na vida.

Bispo Macedo fala sobre os propósitos do “Jejum de Daniel” promovido pela Igreja Universal

Fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo, define a importância do Espírito Santo: “É o bem mais importante da vida, o maior tesouro do ser humano” e explica a necessidade destes dias de sacrifícios: “Quando a gente sacrifica por uma causa divina, é impossível Deus não ouvir.” Veja a entrevista abaixo:

1 – O que é o Espírito Santo?

Bispo Macedo – O Espírito Santo é Deus, é uma Pessoa da Trindade Divina. Um só com Deus Pai e Deus Filho. É o Espírito Consolador que guia e sustenta a fé daqueles que se entregam de corpo, alma e espírito ao Seu Filho Jesus Cristo. Ele não é uma força, uma energia ou qualquer sensação, resultado de emoções ou sentimentos. É uma realidade viva e presente no íntimo de quem crê na Palavra de Deus e é sensível para ouvir a Sua voz. Sua atuação acontece de uma maneira concreta e permanente. É o bem mais importante da vida, o maior tesouro do ser humano.

2 – Por que a Igreja Universal está realizando 21 dias de jejum pelo derramamento do Espírito Santo? Qual o significado desta abstinência?

Bispo Macedo – Quando a gente sacrifica por uma causa divina, é impossível Deus não ouvir. É impossível Ele não atender a nossa oração, é impossível! Eu tenho experiências pessoais para dizer isso. Nos momentos mais difíceis e cruéis da minha vida, o Espírito Santo nunca me abandonou. E depois daqueles dias, daqueles momentos difíceis de lutas, vieram os momentos de alegria, de gozo e de prazer. O Senhor Jesus passou por isso.

Pastor responde a Arnaldo Jabor sobre a ausência de Deus na tragédia do Realengo


O pastor presidente da Igreja Cristã da Aliança em Niterói (RJ), Renato Vargens, resolveu escrever um texto em resposta ao comentarista do Jornal da Globo e da Rádio CBN , Arnaldo Jabor, que afirmou que a tragédia em Realengo foi um crime religioso e aponta para um Deus ausente.

Em sua participação na CBN, Jabor fala que o deus atual está virando um deus da morte citando as barbaridades que já foram feitas na história da humanidade em nome de um “deus”.

O pastor escreve que o Deus da Bíblia estava sim presente na escola do bairro de Realengo na última quinta-feira, 7, quando o jovem Wellington Menezes de Oliveira começou a atirar contra as crianças que estavam na escola.

“O Deus da Bíblia, se fez presente quando livrou um incontável número de crianças de uma tragédia maior. O Deus Soberano estava presente, quando sobrenaturalmente, ministrou conforto e consolo ao coração dos enlutados; O Deus Soberano estava presente, quando através da Igreja e de instituições como o Rio de Paz estenderam a mão de solidariedade àqueles que estão sofrendo em virtude lo luto e da dor; O Deus Soberano estava presente, quando alguns meninos feridos desceram correndo dois quarteirões para chamar os policiais que atuavam em uma blitz no trânsito, a fim de deterem um monstro que pretendia matar muito mais gente do que já havia matado; O Deus soberano estava presente, quando um dos militares, se contrapôs, ao assassino interrompendo assim a brutal sequência de assassinatos.”

Podemos não ter a resposta porque Deus permitiu que 12 adolescentes inocentes morressem de forma tão trágica, mas, diz o pastor, isto não aponta para o fato de que Deus não sabia o que iria acontecer naquela manhã, ou até mesmo que se encontrava ausente.

Renato Vargens lembra que a Bíblia nos ensina que Deus é absolutamente Soberano e que Ele governa o mundo. Encerrando sua resposta ele cita o teólogo canadense J.I.Packer, que diz: que a mão de Deus pode até parecer estar escondida, mas o seu governo é absoluto.

Comercial para promover Dia da Oração nos EUA mostra “ira” de Deus

Nos Estados Unidos o dia nacional da oração acontece no dia 5 de maio e para convidar a população para orar foi criado um vídeo retratando a ira de Deus sobre a Terra que só será dissipada com oração e com a leitura da Bíblia.

O vídeo mostra nuvens carregadas e escuras se formando no céu de todo o país, as pessoas com medo do que possa vir, se reúnem e se ajoelham para orar. Nesse momento as nuvens vão embora e o céu volta a ficar azul.

Para deixar a mensagem ainda mais clara o vídeo traz perguntas: E se não respondermos ao chamamento para orar? E se esquecermos do Deus de nossos pais? E se não déssemos a mínima?

A mensagem deixa claro que se as pessoas não orassem poderia acontecer muitas tragédias, uma típica orientação baseada na visão fundamentalista religiosa divulgada pelas igrejas americanas.

Americano vende produtos de sobrevivência para o Apocalipse

As piscinas são uma forma de sobreviver às temperaturas altíssimas do Arizona, que chegou a um pico inédito de calor. Mas a piscina de Dennis McClung, no subúrbio de Phoenix conhecido como Mesa, foi transformada em um refúgio de sobrevivência de uma espécie inteiramente diferente.

McClung instalou um jardim subterrâneo em sua piscina junto com um áquario de peixes e um galinheiro. O esterco da galinha alimenta as tilápias, que nadam na água que é bombeada para as plantas de amora-preta, tomate cereja e pimentão. O ecossistema é projetado para alimentar sua família com viagens mínimas ao supermercado.

Mas o desejo de McClung de se tornar autossuficiente não termina aí. Um quarto de sua modesta casa térrea foi transformado em uma instalação de armazenamento, no caso de algo terrível acontecer no mundo exterior. Ele tem roupas contra radiação, baterias, cândida para desinfectar a água, suprimentos médicos, máscaras de gás e um contador Geiger, bem como de alimentos secos.

McClung, casado e com dois filhos pequenos, não sabe exatamente para que está se preparando, mas estar pronto para o inesperado tornou-se uma parte essencial de sua vida.

André Valadão vai receber Medalha da Inconfidência



André Valadão vai receber Medalha da Inconfidência No próximo dia 21 de abril, o cantor e pastor André Valadão receberá a “Medalha da Inconfiência”, a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, em cerimônia que será realizada na cidade histórica de Ouro Preto.

André Valadão compartilhou a notícia em primeira mão pelo seu perfil no Twitter (@andrevaladao). “Estou honrado, constrangido e muito feliz”, comentou o cantor no microblogging.

A homenagem foi criada em 1952 no governo de Juscelino Kubitschek, então governador de Minas, e entregue para personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção de Minas Gerais. Desde então a cerimônia de é o principal evento realizado em Minas Gerais, na mesma data da morte do inconfidente Tiradentes.