Mairi Gospel

sábado, 12 de janeiro de 2013

Boicote evangélico funciona e O Canto da Sereia e Big Brother Brasil 13 tem as piores estréias da Globo em suas categorias


A estreia da nova microssérie da Globo chamada O Canto da Sereia, protagonizada pela atriz Ísis Valverde e baseada na obra de Nelson Motta, foi marcada por protestos e anúncio de um boicote por parte de evangélicos. A microssérie é criticada por possuir uma forte identidade ligada a umbanda e candomblé e exibir cenas explícitas de nudez, sexo e bissexualismo.

Depois da estreia do programa, vários jornais e sites, entre estes publicações voltadas para o público evangélico, anunciaram que o boicote organizado pelos evangélicos falhou, e que a produção estreou com ótimos números, porém o primeiro episódio da série teve a pior audiência em uma estreia desde que a emissora passou a transmitir microsséries na primeira semana de janeiro, em 2010.

Segundo os dados consolidados do Ibope, a microssérie “Dalva e Herivelton”, que estreou em janeiro de 2010, teve média de 28 pontos (cada ponto equivale a 58 mil domicílios). Já “Dercy de Verdade”, que foi exibida em 2012, registrou 24 de média. O “Canto da Sereia” ficou apenas com 21 pontos, empatando com “Amor em Quatro Atos”, de 2011, que foi a pior estréia de microssérie desde que a Globo padronizou suas exibições do tipo.

Outro programa boicotado pelos evangélicos e que apresentou com audiência extremamente baixa para os padrões da emissora foi o Big Brother Brasil 13. O reality show, que estreou no mesmo dia que a microssérie, obteve apenas 25 pontos de Ibope, sendo esse o menor índice de audiência registrado na estreia de todas as edições do programa. A primeira edição do reality registrou 48,7 pontos.

No mesmo dia da estréia dos programas a novela Salve Jorge teve uma de suas maiores audiências desde a estréia, que também foi marcada por protestos de evangélicos e acabou sendo um fracasso no Ibope, porém mesmo com a grande audiência da novela das nove as estréias que começaram logo em seguida não conseguiram fazer os telespectadores continuarem a ver a programação, além disso tanto a faixa de microsséries quanto o Big Brother Brasil haviam ganhado audiência nas estréias no último ano com relação ao anterior, o que mostra que desta vez houve alguma resistência ou aversão ao BBB 13 e a O Canto da Sereia.

Dois autores de novelas da Globo se mostraram incomodados com a forte resistência de evangélicos à programação exibida pela emissora. Walcyr Carrasco incitou seus seguidores em uma rede social, “vamos lutar por liberdade de criação. Digam não à campanha contra o Canto da Sereia”, exclamou. Já Gloria Perez comparou o grupo terrorista Talibã ao movimento evangélico que protesta contra os certos programas da Globo, “fizeram a mesma coisa com Salve Jorge! Que medo desse modo talibā de ser!”, disse.

Por Dan Martins, para o Gospel+


Estudo revela que comer demais é a maior tentação enfrentada por evangélicos


Foi realizado a partir de uma pesquisa com 1.021 pessoas mostrou que uma das maiores tentações para cristãos protestantes é comer bastante.

A pesquisa identificou que, entre os cristãos protestantes norte-americanos, 66% se preocupam com o fato de comerem bastante, contra 44% dos católicos e 55% do público em geral.

Entre as questões alegadas pelo público protestante para comer demais, a que se sobressaiu foi ansiedade/preocupação (58%).

O levantamento abordou ainda outras questões comportamentais dos adultos que participaram do estudo: 57% dos protestantes revelaram uma luta diária contra a procrastinação (hábito de deixar tarefas para depois); 42% admitem que se sentem tentados a gastarem muito tempo na mídia, seja TV, Internet ou outro meio; e 40% revelaram-se preocupados com a preguiça, por “não trabalharem tão duro como deveriam”.

Em aspectos financeiros, os dados do público em geral foram semelhantes para todos os grupos. Pouco mais de 33% dos entrevistados afirmaram sentirem-se tentados a gastarem mais do que deveriam.

Os protestantes, porém, apresentaram dados abaixo do público em geral em questões que envolveriam a moral: 26% de todos os adultos afirmaram que se sentem tentados a fofocar. Entre os protestantes esse número ficou em 22%; Sentir ciúmes é comum entre 24% dos entrevistados, mas quando o dado é analisado por grupo religioso, os protestantes ciumentos foram 20%; Acessar material pornográfico, online ou impresso, foi admitido por 18% dos participantes. Entre os protestantes, o número cai para 14%; Mentir é hábito que 12% das pessoas admitiu ter. Os resultados foram iguais para ambos os grupos; e 11% do público em geral revelou embriagar-se com frequência, contra 3% dos protestantes.

A pesquisa, coordenada pelo Barna Group, abordou também a questão sexual. Para 5% dos protestantes que participaram do estudo, fazer sexo inapropriado é uma tentação com que lidam frequentemente. A taxa registrada entre o público em geral ficou em 11%.

A idolatria foi uma questão ausente na pesquisa, e o escritor Kyle Idleman diz que ela pode revelar muito a respeito do comportamento das pessoas.

“Realmente é um pecado que vem através de todos esses outros pecados. Todos os nossos pecados ‘favoritos’ têm uma maneira de revelar o nosso ‘deus favorito’. Em última análise, cada vez que cedemos em uma daquelas tentações, estamos escolhendo um falso deus. Idolatria é um pecado listado na Bíblia e que não mudou. Mas agora, em vez de curvar-se às estátuas esculpidas e imagens de ouro, nós fazemos a nossa reverência através de cartões de crédito, hábitos, calendários. Nossos templos se tornaram sites, restaurantes, esportes e  estádios”, disse ao Christian Post.

O método de resistência às tentações mais comum revelado pelos participantes foi a oração (18%), contra a razão (12%) e distanciamento (10%). As consequências são a coisa mais levada em conta por 7% dos entrevistados, e 3% afirmaram resistir aos desejos lendo a Bíblia.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


I Clama Mangabeira.


Versículo do dia.


Hoje é sábado dia 12 de janeiro de 2013.

" Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? ".

Isaías 53.1