Mairi Gospel
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Apesar do crescimento do número de evangélicos, brasileiros pouco se dedicam a missões e evangelismo
O acelerado crescimento numérico dos evangélicos no Brasil, que já alcança 20,23% da população poderia ser um indício de que o País se tornará uma potência nas obras missionárias em todo o mundo. Porém, a realidade é que a obra missionária nacional segue de forma bem mais lenta do que deveria.
Apesar de tamanho crescimento e o conhecimento cada vez mais difundido das demandas missionárias, os esforços para o evangelismo global ainda são insuficientes. O trabalho é deixado em mãos de poucos missionários de carreira e agências especializadas.
Enquanto isso, estima-se que todos os anos 2.5 milhões de pessoas morram sem sequer saber da existência da Palavra de Deus ou de Jesus Cristo. Isso porque ainda têm aproximadamente 2.251 línguas sem um versículo bíblico traduzido. São cerca de 2.200 grupos étnicos que nunca ouviram nada sobre Jesus, 193 milhões de pessoas que não têm acesso algum às Escrituras.
De acordo com o pastor José Crispim Santos, promotor setorial da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira (CBB), a igreja brasileira está bem inteirada acerca dos desafios missionários da atualidade, mas as ações ainda não são suficientes para o tamanho deles.
Convocação à Igreja no Brasil
Ainda assim as lideranças cristãs mundiais continuam apostando no potencial do povo brasileiro. Um dos motivos é a “boa receptividade que a nação tem em todos os países, particularmente os de religião islâmica e hindu”, explica o diretor executivo da Junta de Missões Mundiais (JMM), pastor João Marcos Barreto Soares.
O pastor Soares também questiona o potencial dos brasileiros: “estamos preparados para isso? Temos feito tudo o que podemos?” Ele lembra, fazendo alguns cálculos de acordo, apenas, com o número oficial de evangélicos batistas, de que as ofertas destinadas a missões mundiais e nacionais alcançaram um montante considerável, mas se dividido pelo número de crentes, o resultado é desanimador. São 66 centavos por semana destinados à obra missionária.
Negócios evangélicos são considerados crescentes e bilionários
Segundo cálculos de Mário René, professor de Ciências do Consumo Aplicadas na ESPM e doutor em teologia prática, o segmento de produtos cristãos movimenta estimados R$ 12 bilhões por ano no Brasil e poder ser classificado com um mercado bilionário e crescente, apesar de pouco estudado.
Grande parte desses negócios é destinada principalmente aos evangélicos, que crescem em número e em importância econômica no País. Em paralelo, algumas igrejas evangélicas adquirem espaços milionários na grade de TV aberta brasileira e tomam parte em empreitadas que vão desde a construção de grandes templos até participação em empresas de engenharia e de telecomunicações.
Conheça alguns dos principais negócios do mercado evangélico:
Templo de SalomãoUm terreno de 28 mil metros quadrados – área superior à do Parque Buenos Aires, em São Paulo – vai abrigar o Templo de Salomão, a maior construção da Igreja Universal do Reino de Deus. Trata-se de uma reprodução de um histórico templo israelense, que está em fase inicial de construção na avenida Celso Garcia, no Brás (Zona Leste de São Paulo).
Telecomunicações e mídiaIgrejas e pastores evangélicos detêm dezenas de concessões de emissoras e rádios de TV, além de participação na mídia impressa – um exemplo é a Folha Universal, jornal semanal da Iurd com tiragem declarada de 2,3 milhões de exemplares. Mas o mais proeminente negócio midiático relacionado aos evangélicos é a Rede Record, controlada desde 1989 por Edir Macedo, fundador da Universal.
Embora tanto a igreja como o grupo midiático sejam do mesmo dono, a Record diz que não sofre interferências da igreja, que é considerada apenas “um cliente” pela emissora. As evangélicas também adquirem cerca de 130 horas semanais nas grades de algumas das principais emissoras de TV abertas do País – RedeTV!, Record, Band e Gazeta.
Produtos de consumoA Assembleia de Deus oferece dois tipos de cartão de crédito, o Missionário e o Gold, este último dono de um perfil próprio no Twitter. A Igreja Internacional da Graça de Deus lançou o seu cartão de crédito Igreja da Graça. São exemplos de produtos destinados especialmente para o público evangélico.
A empresa Z3, do interior de São Paulo, se especializou em atender esse público, com livros e jogos infantis com histórias religiosas. “Nossa rede tem crescido, então acredito na expansão desse mercado”, diz Kátia Vieira, funcionária da Z3. “Todos os dias recebemos clientes novos, quase exclusivamente do público evangélico. Estão sempre à procura de coisas novas.
A empresa Z3, do interior de São Paulo, se especializou em atender esse público, com livros e jogos infantis com histórias religiosas. “Nossa rede tem crescido, então acredito na expansão desse mercado”, diz Kátia Vieira, funcionária da Z3. “Todos os dias recebemos clientes novos, quase exclusivamente do público evangélico. Estão sempre à procura de coisas novas.
Rua especializadaUma pequena ladeira no Centro de São Paulo se tornou um ponto de encontro de consumidores e fornecedores de produtos cristãos. A rua Conde de Sarzedas tem dezenas de lojas especializadas, que oferecem de bíblias e CDs a jogos infantis, óleos de unção, produtos com frases que remetem a Deus e pacotes de viagem.
Feiras setoriaisO empresário Eduardo Berzin Filho trabalha há 15 anos para o público evangélico, com a produção de revistas, sites e programas de TV. Há dez anos, lançou a ExpoCristã, que levou, segundo ele, 160 mil visitantes em 2010 ao centro de eventos do Anhembi, em São Paulo. O evento reuniu atrações da música gospel, exposição de arte cristã e a venda de livros, produtos especializados e mobiliário para templos. A edição de 2011 da ExpoCristã está marcada para setembro.
Mercados fonográfico e editorialHá poucos dados disponíveis sobre os segmentos de livros evangélicos e de música gospel, mas há indícios de crescimento e alta no consumo. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) diz que a produção de livros religiosos cresceu 39,2% em 2010 em comparação com número anterior, dado que inclui livros católicos – o crescimento, inclusive, foi puxado por um livro do padre Marcelo Rossi.
A CBL não tem dados específicos sobre o mercado editorial evangélico, mas percebe crescimento. “Nossa percepção é de que o público evangélico tem grande participação, e é crescente”, diz à BBC Karine Pansa, presidente da Câmara. “Isso se dá pela cultura de ter uma bíblia para cada pessoa, de ter bíblias específicas, e pela vontade que esse público tem de aprender.”
Serviços de apoioPara amparar a construção de templos e sua gestão, foram criadas empresas e entidades que prestam serviços especializados. Algumas têm elos com as próprias igrejas – caso do Engiurd, o Departamento de Engenharia da Igreja Universal do Reino de Deus, criado para “otimizar recursos em nossos processos de construção, reforma e manutenção de templos”, segundo o site da empresa.
Outras entidades prestam serviços para diferentes congregações. É o caso da Sepal (Servindo aos Pastores e Líderes), que ensina técnicas de liderança e gestão de negócios para pastores e líderes religiosos e comunitários, além de realizar pesquisas para identificar regiões “com necessidades missionárias e sociais” que podem ser atendidas por congregações.
Michael W. Smith lança 2º disco instrumental
Intitulado de Glory, esse já é o seu 23º disco.
Michael W. Smith gravou o 23º trabalho de sua carreira, Glory. É um álbum instrumental para comemorar seu sucesso no disco Fredom, lançado há 11 anos e que rendeu ao cantor um disco de ouro e de platina pela RIAA (Recording Industry Association of America).
O disco foi dirigido por David Hamilton e contou com uma orquestra composta por 65 peças. A gravação foi feita no AIR Studios Londres onde foram produzidos trilhas sonoras e álbuns como: Andrew Lloyd Webber, Peter Gabriel, Piratas do Caribe, As Crônicas de Nárnia, entre outros.Para Smith, Fredom é seu disco favorito, por conta disso está muito animado pra lançar esse segundo álbum instrumental. Sobre a inspiração para GLORY, observa Smith, “quando eu trabalho com uma orquestra eu sinto que estou no meu lugar. Muitas vezes, eu acho que o filme “Carruagem de Fogo” e a famosa citação pelo herói do filme Eric Liddell: “quando eu estou executando algo, consigo sentir seu prazer”. Esta declaração abrange minha experiência quando eu trabalho na música instrumental.
Quando eu me vejo varrendo melodias e épicos, canções cinematográficas se concretizam, é como se eu estivesse oferecendo uma oração para nosso pai no céu.
O álbum estará disponível para vendas no final de novembro, sendo lançado pelo grupo MWS e distribuído pela Provident/Sony Music.
Divulgada a capa do novo CD de Nani Azevedo
O CD intitulado Restauração será provavelmente lançado na Expocristã
A central Gospel divulgou o capa do novo CD de Nani Azevedo. O disco foi gravado ao vivo na igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo em Curitiba. A previsão é que este quinto CD, intitulado Restauração, será lançado ainda este mês, por ocasião da Expocristã.
Um pouco diferente dos outros, esse novo disco trás o estilo adoração profética somando-se ao congregacional, e Nani abre mais espaço para canções de outros compositores, inclusive alguns desconhecidos.Porém a parceria com Morbeque e Saimon Saldanha na produção geral e nos arranjos foi repetida.
Há também a participação de Rachel Malafaia em dueto com Nani Azevedo na música Seguirei o Mestre.
Expansão da Igreja Universal do Reino de Deus é maior do que a maioria das empresas brasileiras
Nenhuma empresa brasileira conseguiu se instalar em mais de 110 países
A Igreja Universal do Reino de Deus tem pouco mais de 30 anos de existência e alcança números que muitas empresas brasileiras ainda não conseguiram, por esse motivo é considerada como um dos melhores exemplos de uma religião com mentalidade empresarial.
Com certeza quando Edir Macedo resolveu inaugurá-la no final da década de 70 ele não imaginaria que hoje seu ministério estaria espalhado em mais de 110 países e que seus féis somassem mais de 15 milhões de fiéis.Os resultados financeiros também são melhores que o de muitas empresas brasileiras. Estima-se que a arrecadação do dízimo nos templos brasileiros some quase um bilhão dólares por ano.
Uma reportagem da BBC diz que apesar de as práticas empresariais estarem disseminadas na Universal, muitos fiéis temem que os negócios estejam tomando o lugar de questões mais importantes e reclamam que são vistos cada vez mais apenas como consumidores.
Monumento judeu é profanado por símbolos nazistas na Polônia
Ele representa 340 judeus mortos na Segunda Guerra Mundial por vizinhos nazistas
Um monumento que homenageava 340 judeus que foram mortos na Segunda Guerra Mundial em Jedwabne, na Polônia, amanheceu pichado com símbolos nazistas. Essas pessoas morreram queimadas em um celeiro por vizinhos que simpatizavam com as mensagens de Adolf Hitler.
Além da suástica, que representa a pureza racial, os vândalos picharam a expressão “não pedimos perdão por Jedwabne” no monumento.As autoridades não conseguiram identificar os responsáveis pelo vandalismo, mas no dia seguinte um trabalhador foi enviado para tentar remover as inscrições com jato d’água.
Em setembro de 1939 a Alemanha de Hitler invadiu a Polônia iniciando um dos piores momentos da história mundial. A ação militar resultou em milhões de mortos e apenas 10% dos 3,3 milhões de judeus poloneses conseguiram se salvar.
Consumo de produtos evangélicos aquece as vendas no mercado brasileiro
Até cartões de créditos estão sendo comercializados para frequentadores das igrejas Assembleia de Deus e Internacional da Graça
De acordo com o estudo Novo Mapa das Religiões, da FGV, os evangélicos representavam 20,2% da população brasileira em 2009, um crescimento tão significativo que tem impactado o mercado de consumo no Brasil, vendendo bilhões de reais por ano em serviços como CDs, DVDs, roupas, livros e até mesmo cartões de crédito.
Segundo cálculos de Mário René, professor de Ciências do Consumo Aplicadas na ESPM e doutor em teologia prática, o segmento de produtos cristãos movimenta estimados R$ 12 bilhões por ano no país.Em São Paulo a rua Conde de Sarzedas tem dezenas de lojas especializadas, que oferecem de bíblias e CDs a jogos infantis, óleos de unção, produtos com frases que remetem a Deus e pacotes de viagem.
Fora isso, ainda temos a ExpoCristã, uma feira que reúne atrações da música gospel, exposição de arte cristã e a venda de livros, produtos especializados e mobiliário para templos. Coordenada pelo empresário Eduardo Berzin Filho, a feira completa em 2011 dez anos de muito sucesso, só na edição passada foram mais de 160 mil visitantes.
Programas de rádio e TV
Não só para atrair novos públicos, como também para entretenimento dos já evangélicos, muitas igrejas investem alto em programas de rádio e TV. No Brasil, igrejas e pastores evangélicos detêm dezenas de concessões de emissoras e rádios de TV, além de participação na mídia impressa – um exemplo é a Folha Universal, jornal semanal da Iurd com tiragem declarada de 2,3 milhões de exemplares.Os evangélicos também adquirem cerca de 130 horas semanais nas grades de algumas das principais emissoras de TV abertas do País – RedeTV!, Record, Band e Gazeta.
Cartão de Crédito
Exclusivamente para seus membros, a Assembleia de Deus oferece dois tipos de cartão de crédito, o Missionário e o Gold, este último dono de um perfil próprio no Twitter. A Igreja Internacional da Graça de Deus também lançou um cartão de crédito Igreja da Graça.Igreja Mundial do Poder de Deus oferece R$ 25 mi por canal de TV nos EUA
O dinheiro oferecido seria destinado para a compra do horário no SBT, negociação que não houve acerto
O apóstolo Valdemiro Santiago enviou emissários aos Estados Unidos para negociar a compra de um canal de televisão. As negociações estavam marcadas para acontecer nesta quinta-feira, para a aquisição de um canal a cabo voltado para brasileiros e hispânicos residentes no país.
O valor que deve ser oferecido por este canal é de US$ 14 milhões, o equivalente a R$ 25 milhões, dinheiro que provavelmente seria usado na compra do horário das madrugadas do SBT, negociação que não foi acertada com os diretores da emissora de Silvio Santos.Recentemente o fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus comprou as madrugadas da Band e também o horário entre as 12h e 14h da Rede TV!. Sem contar as 23 horas da programação do canal 21 UHF com quem tem contrato até agosto de 2012.
Taylor Lautner e Dwayne Johnson podem ser Davi e Golias no cinema
O filme deve estrear no final de 2012 e mostrará a luta entre Davi e o gigante
O cineasta Scott Derrickson irá dirigir um filme sobre o gigante Golias, para o papel principar ele convidou o ator e lutador Dwayne Johnson (Velozes e Furiosos 5).
O filme chamado de “Goliah” vai conta a história do filisteu que segundo a Bíblia foi derrotado pelo jovem Davi com um pedrada na cabeça. Para o papel de Davi o diretor pensa em convidar o ator Taylor Lautner, o Jacob da Saga Crepúsculo.As negociações ainda estão acontecendo, de acordo com informações do site americano Twitch que também adiantou que o roteiro do longa está sendo escrito por Patrick McKay e John D. Payne.
Ainda não há data exata para lançamento, mas deverá estrear nos EUA no segundo semestre do próximo ano.
Expressão envolvendo o nome de Jesus com duplo sentido causa discussão no Twitter
O perfil falso Cleycianne conseguiu colocar a hash tag #JesusPenetrouemMim entre as mais comentadas do dia
Mais uma vez um assunto envolvendo religião chegou aos Trend Topics Brasil, na noite da quarta-feira o perfil fake Cleycianne resolveu pedir aos seus mais de 99 mil seguidores que a ajudassem a colocar as palavras #JesusPenetrouEmMim que rapidamente foi retransmitida.
Entre apoio e críticas milhares de mensagens com a hashtag #JesusPenetrouEmMim foram tuitadas, muitas pessoas demoraram para entender o sentido sexual da tag.“Pensei ki essa hastag ( #JesusPenetrouEmMim ) era no sentido de penetrar no coração e tal, mas tem mta gente postando na malícia #KiVergonha (sic)”, escreveu uma jovem.
Muitas pessoas consideraram o tema como uma falta de respeito. “Entrar no twitter e ver uma tag dessa #JesusPenetrouEmMim só me faz ter vergonha de ser brasileira”, escreveu uma usuária do microblog.
“Eu entro no twitter e me deparo com isso #JesusPenetrouEmMim que Deus tenha piedade de voces que se divertem com isso”, escreveu outro.
A campanha da Cleycianne fez sucesso e chegou a ficar na segunda posição dos TTBr.
Assinar:
Postagens (Atom)