Mairi Gospel

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Você quer ser curado?


Referência: João 5.1-14
INTRODUÇÃO
No meio da festa tem uma multidão sofrendo = Jesus foi para uma festa em Jerusalém. Mas enquanto o povo se alegrava ele foi ao Tanque de Betesda “Casa de Misericórdia” onde havia uma multidão de gente sofrendo. Ali havia gente deformada, amassada emocionalmente, com o coração sangrando por feridas ainda abertas. Hoje, neste culto de celebração tem também muitas pessoas sofrendo, gente ferida, gente enferma no corpo e na alma. Jesus se importa com você. Jesus também visita a sua Casa de Misericórdia.
No meio do sofrimento tem gente esperando por uma cura = Ali no Tanque de Betesda um anjo descia e movia a água e o primeiro que saltava no tanque era curado. Todos estavam ali na esperança de dar o mergulho da cura. Mas, um dia Jesus foi esse lugar e uma cura maravilhosa aconteceu. Jesus está visitando a sua Bestesda também nesta noite.
No meio de tantos gemidos ecoa-se uma retumbante pergunta = Quando Jesus viu aquele homem enfermo há 38 anos, fez-lhe uma pergunta: “Você quer ser curado?” Esta mesma pergunta é feita a você nesta noite: “Você quer ser curado?” Você que já tem esperado tanto tempo, você quer ser curado? Você que já tem buscado solução para a sua vida em tantas outras alternativas, você quer ser curado? Você que já viu tanta gente ser curada à sua volta e ainda está doente, você quer ser curado? Você que já não tem mais forças para caminhar na direção da sua cura, você quer ser curado?
I. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE O MÉDICO DOS MÉDICOS ESTÁ INTERESSADO NA SUA VIDA – V. 5-6
1.Seu divino conhecimento – v. 6
Jesus distinguiu esse enfermo no meio da multidão. Aquele homem era a maquete da desesperança. Ele já não tinha mais sonhos para sonhar. Sua causa estava totalmente perdida. Não foi ele quem viu a Jesus, mas foi Jesus quem o viu. Jesus viu o seu passado, a sua condição e o seu futuro. Jesus viu que a causa da sua tragédia era o pecado da sua juventude. Jesus viu que ele estava colhendo o que havia plantado.
Jesus viu uma triste história de pecado (v. 14). Aquele homem não estava apenas preso à sua cama, mas também ao seu passado, à suas memórias amargas, à sua culpa.
Jesus olhou para a mulher samaritana e viu que ela estava vivendo em adultério. Jesus viu Zaqueu na árvore e viu que havia sede de Deus no seu coração. Jesus viu o amor às riquezas no coração do jovem rico. Viu falsidade no beijo de Judas Iscariotes.
Jesus também está vendo a sua vida. Ele vê a sua alma. Ele sonda o seu coração. Ele sabe qual é a sua doença. Nada pode ficar oculto aos olhos dele. Caim tentou fugir de Deus. Acã tentou encobrir o seu roubo. Davi tentou esconder o seu adultério. Mas o Senhor estava vendo. Jesus conhece os segredos do seu coração. Jesus sabia que aquele homem estava enfermo há 38 anos. Sabia a causa do seu sofrimento. Jesus conhece a sua dor, a sua angústia, o seu vazio, a sua crise. Ele tem nas mãos o diagnóstico da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário