Mairi Gospel

sábado, 12 de março de 2011

Divergências entre ciência e religião podem causar confusão em sala de aula? Qual a sua opinião?


Em uma sala do 6.º ano (antiga 5.ª série), durante uma aula de biologia sobre a criação do universo, a professora termina de explicar a teoria do Big Bang, que diz que o universo foi criado a partir de uma grande explosão cósmica entre 10 e 20 bilhões de anos. Um aluno ergue a mão e pergunta: “Pro-fessora, mas quem fez as galáxias e tudo o que existe não foi Deus?”. A cena é frequente nas escolas, divide os professores de ciências e biologia e coloca os de religião em uma saia-justa.
A coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e professora aposentada do ensino médio e fundamental, Rita de Cássia Dallago, conta que ao longo dos seus 26 anos de carreira percebeu que a discussão sobre a origem do universo e do homem, principalmente entre criacionismo (teoria religiosa que presume que tudo foi criado por uma força superior) e evolucionismo (teoria científica proposta por Charles Darwin que diz que o homem surgiu a partir da evolução de outras espécies) ganhou novos rumos, mas que ainda perturba os educadores. “Em geral, os professores tendem a impor o que acreditam, mas o ideal seria deixar claro sempre que existem duas correntes e não uma única verdade. O aluno tem o direito de escolher em qual prefere crer.”
Na maioria dos casos, os professores de ciências e biologia defendem o evolucionismo, porque faz parte da formação deles, e os de religião, o criacionismo. Mas Rita diz que na última década o perfil mudou um pouco e alguns que ensinam biologia também acreditam na segunda corrente. “Já vi muito professor que explica a origem da vida sob a ótica da ciência e depois, no final da aula, diz aos alunos para não esquecer que tudo isso foi obra de Deus.”
Com um tema controverso e professores divididos, a questão que se levanta é como não confundir a cabeça dos alunos e muito menos desrespeitar suas crenças religiosas. Para o coordenador de Teologia da Ponti­fícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Cesar Kuzma, o caminho ideal na hora de ensinar é não tratar as duas correntes como algo isolado e independente, mas sim como complementares. “A ciência explica a origem do universo e o surgimento da espécie humana, mas é a religião que dá sentido a isso. A meu ver esta é a melhor forma de ensinar os estudantes sem criar conflito.”
Já para o filósofo Carlos Ramalhete, o papel do professor de ciências não é ensinar religião, mas deixar claro que as ciências podem mudar. “A ciência é apenas a melhor explicação até agora para os elementos nos quais Deus não pode estar. A ciência moderna, ao contrário da religião, não é e nem pode ser dogmática.”
Mas algumas vezes o conflito é inevitável, principalmente porque a escola é um espaço de convivência entre alunos de crenças diferentes. Para os educadores, é importante que seja assim porque as crianças precisam crescer em um espaço democrático. “É claro que em algum momento houve confusão, tem aluno que às vezes não aceita o que é dado em sala e sai batendo porta, mas isso é a minoria”, conta Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário