Mairi Gospel

terça-feira, 31 de maio de 2011

A influência de Rick Warren e John Piper sobre líderes evangélicos do Brasil

Para alguns pastores John Piper tem mais consistência teológica, mas Ricky Warren é mais popular

             

Apesar de receber algumas críticas pelo livro Uma Vida Com Propósitos, Ricky Warren tem ajudado diversos pastores com o livro “Igrejas Com Propósitos”, levando a ideia da plantação de igrejas baseado nos princípios do seu livro de comunhão, discipulado, adoração, ministério e evangelismo.
Na América Latina esse livro ajudou muitos pastores também, um deles é Juan Carlos Flores, presidente da fundação de liderança e Inovação Liderinnova desde 2002, juntamente com sua esposa Orietta Oreamuno começaram a ensinar e compartilhar todos os ensinamentos e recursos globalmente do paradigma desse livro dentro e fora da Costa Rica, principalmente aos países de fala espanhola.
A fundação já tem alcançado o México, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Venezuela. A fundação promoveu uma conferência em 2007, na Venezuela, em que centenas de pastores e líderes cristãos se reuniram para falar do paradigma da Igreja Com Propósito, e trazer saúde às Igrejas para um crescimento natural.
No Brasil, o movimento de plantação de Igrejas baseado nesse modelo veio em 1998, quando o livro foi publicado. Em 2008 o modelo já havia sido adotado por mais de 500 congregações. O modelo tem satisfeito gente que busca uma maneira de conciliar a institucionalização com a espiritualidade.
“É uma proposta de crescimento espiritual. O crescimento numérico é apenas consequência,” disse o pastor batista Carlito Paes, presidente do Ministério Propósito fundado no Brasil, em 2002.
Um exemplo de sucesso foi a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos, que pulou de 600 para mais de 3 mil membros.
Mas apesar dos bons resultados o pastor Ricky Warren é considerado por muitos pastores como um pregador sem muita soliz. Essa é a opinião de Augustus Nicodemus Lopes, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.
“Eu sou mais da linha do John Piper, pois ele é mais reformado doutrinariamente. Ele tem mais solidez bíblica do que Rick Warren. E o Rick Warren é mais voltado para o crescimento da Igrejas, ele é muito pragmático nas colocações dele,” disse.
Quem também concorda com ele é outro pastor presbiteriano, o reverendo Leandro Lima que também disse que o Jonhn Piper é mais consistente, que ele tem uma teologia muito mais sólida do que o Rick Warren. “O livro de Rick Warren é bom, ajuda os Cristãos a buscarem um propósito para as suas vidas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário