
No dia escolhido, uma das principais ações do mutirão será o recolhimento voluntário de lixo nas residências. A ideia é sensibilizar a sociedade quanto à importância da separação do lixo seco do lixo úmido, quanto aos hábitos de consumo que estimulam a geração de uma grande quantidade de resíduos e quanto à importância da reflexão de cada cidadão sobre sua participação no processo, e os reflexos de seus atos para a melhora ou piora da qualidade de vida de todos. “A ideia central é provocar uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo e a consequente geração de tanto lixo”, comenta Alexandre Nazário, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Ao final do dia, às 17 horas, simbolicamente, parte do material recolhido será levado para a Praça da Estação, onde haverá um culto ecumênico para marcar o encerramento do mutirão.
Em 2011, a CF fala do meio ambiente e da gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e consequências. Tema: “Fraternidade e a vida no planeta”; Lema: “A criação geme em dores de parto”. De acordo com a CNBB, não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe [em] nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais [são] do que reações as nossas ações.
A Campanha da Fraternidade de 2011 vem justamente nos alertar desta verdade: tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta. Ela nos dará a oportunidade de, como uma família, sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário