Judeus e católicos querem “curar” o mundo
A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou hoje um comunicado assinado pela Comissão Bilateral com representantes judeus e cristãos dizendo que eles querem “curar” a sociedade moderna individualista.A carta representando o Grão Rabinato de Israel e da Santa Sé diz que “a sociedade secular moderna trouxe muitos benefícios, mas o consumismo desenfreado e uma ideologia niilista com um foco exagerado no indivíduo, à custa do sentido coletivo, levaram a uma crise moral”.
De acordo com eles a “emancipação do indivíduo” transformou o mundo em um lugar ruim, prova disso são os episódios de violência e barbárie sem precedentes que temos assistido no último século.
Para mudar essa quadro os responsáveis cristãos e judaicos pretendem, “de acordo com as suas respectivas tradições”, transmitir à sociedade “esperança e orientação moral”, relevando a importância da oração, “como expressão de uma consciência de Deus” e também como “meio de afirmar essa consciência e os imperativos morais que a acompanham”.
O objetivo das duas instituições é contribuir para “a cura do mundo” e para isso, os líderes religiosos convidam as suas comunidades a “darem testemunho de Deus” e a reforçarem a sua aposta na educação dos jovens e no auxílio aos mais desfavorecidos.
A Comissão Bilateral da delegação do Grão Rabinato de Israel e do Comité para as Relações Religiosas da Santa Sé com o Judaísmo esteve reunida pela 10ª vez, entre 29 e 31 de março, na Fundação Konrad Adenauer, em Jerusalém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário