Mairi Gospel

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ataques antissemitas no mundo caíram 46% em 2010

             

De acordo com um estudo apresentado aos meios de comunicação no dia 1º de maio, véspera do Dia do Holocausto, que foi lembrado durante toda a segunda-feira, 2, em Israel, os ataques de caráter antissemita registraram em 2010 uma queda de 46%, embora o número de ocorrências tenha sido o terceiro maior desde que os dados começaram a ser apurados.
O dados foram divulgados por meio de um relatório do Instituto contra o Antissemitismo e o Racismo da Universidade de Tel Aviv que registrou que em 2010 houve no mundo 614 incidentes e agressões que podem ser classificados como “atos antissemitas”.
Os números de 2010 refletem uma queda consistente em comparação com as estatísticas de 2009, ano recorde no qual foram denunciadas 1.129 agressões, em boa parte relacionadas à ofensiva militar israelense “Chumbo Fundido” em Gaza, no início daquele ano.
Com isso, destacam os pesquisadores, a taxa de 2010 é a terceira mais alta desde que os dados começaram a ser apurados, no final dos anos 1980.
Entre as agressões, 40% consistiram em ataques físicos a cidadãos judeus ou confundidos com judeus, 20% na destruição de propriedades privadas, 15% em ataques a sinagogas, e 15% em ações perpetradas em cemitérios e monumentos judeus.
Por países, Grã-Bretanha, França e Canadá concentraram 60% de todos os fatos. Também foram registrados aumentos consideráveis em alguns países da América Latina, entre os quais o Chile, o que os pesquisadores atribuem ao fato de que nesse país há uma grande comunidade palestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário