Mairi Gospel

quinta-feira, 6 de outubro de 2011



O vídeo acima mostra uma manifestação dentro do teatro, quando cristãos subiram ao palco segurando um cartaz que dizia: Cristianophobie, ça Suffit! [Já chega de Cristianofobia!].
A polícia foi chamada para impedir outras manifestações depois desse incidente. Na noite seguinte, apesar de uma segurança maior, as pessoas que chegavam para assistir a peça foram bombardeados com ovos e óleo para desestimulá-los a entrar. Ao longo de quase uma semana de manifestações, a polícia prendeu 135 pessoas para averiguações e três manifestantes por agressões aos agentes de segurança pública.
Em um comunicado, Castelluci comentou de maneira debochada o incidente, parafraseando Jesus “Eu os perdoo, porque não sabem o que fazem… eu os perdoo porque são ignorantes e sua ignorância é muito mais arrogante e prejudicial, pois envolve a fé”. O diretor descreveu sua produção, explicando ser “uma reflexão sobre a decadência da beleza, o mistério do fim”. Disse ainda que tem outras apresentações marcadas para breve em outros teatros europeus e que isso não o impediria de continuar.
Emmanuel Demarcy-Mota, diretor do teatro de Ville, disse não entender o boicote proposto por algumas igrejas, uma vez que a peça já se apresentou em vários países da Europa sem “criar a mínima reação adversa”.

O debate sobre o que é arte e o que é blasfêmia envolveu até mesmo o jornal católico La Croix, que curiosamente fez uma matéria condenando os protestos. O porta-voz da Conferência dos Bispos da França, Dom Bernard Podvin, condenou a violência usada pelos manifestantes, mas pediu “liberdade de expressão que respeite o sagrado”,
O ministro da Cultura francês, Frédéric Mitterrand, também se manifestou. Ele disse que os protestos “prejudicam um princípio fundamental da liberdade de expressão, algo protegido pela lei francesa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário