O Deputado Federal Marcelo Aguiar apresentou nessa quinta-feira, dia 10, projeto de Lei com a criação do Programa de Combate ao Bullying Escolar, com o objetivo de combater e prevenir a prática dos atos de violência causados pelo fenômeno.
No ano passado o assunto foi muito discutido nos meios de comunicações, pois os casos de bullying passaram a se multiplicar pelo país. O bullying é uma palavra de origem inglesa, adotada em muitos países para definir a vontade consciente e deliberada de maltratar outra pessoa e deixá-la sob tensão. Serve para caracterizar tanto agressões verbais quanto físicas.
Segundo a ONG PLAN as ocorrências de bullying escolar crescem assustadoramente, ao considerar que 70% dos estudantes perguntados, dizem ter presenciado cenas de violência entre seus pares, e 30% declararam ter sido vítimas da pressão psicológica do bullying.
As principais ações do programa seriam: combater as práticas ardilosas e silenciosas, prevenir das conseqüências danosas, contribuir para a implantação de ações antibullying nas instituições de ensino, promover debates, promover assistência psicológica e solicitar relatórios bimestrais das ocorrências do bullying a todas unidades escolares no âmbito do território nacional.
O projeto de Lei 350/2011 do deputado Marcelo Aguiar passará agora pelas comissões e pelo plenário da Câmara dos Deputados, onde será discutido pelos parlamentares para que se torne uma Lei que contribua para o combate desse mal que muitos estudantes enfrentam, muitas vezes calados, e sem defesa.
O bullying não se restringe apenas ao ambiente escolar. Existem algumas variações como o ciberbullying, que são atos de violência praticados na internet, que de uma maneira rápida é capaz de causar diversas calunias e males às vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário